PEQUIÁ (ES) - A rede de captação de água do distrito de Pequiá, distrito de Iúna (ES), na divisa com Minas Gerais, não deu vazão ao temporal e ruas ficaram alagadas na tarde desta segunda-feira, 23/01. Foi a segunda vez em 15 dias.
Em imagens feitas por moradores durante a chuva, é possível ver as ruas inundadas novamente e enxurrada descendo por barrancos e caminhos nos morros que cercam o distrito.
Uma barreira, na margem da BR-262, próximo à ponte de divisa dos dois estados, também cedeu e interditou parte da pista da rodovia. Foi preciso máquinas para desobstruir o local e o trânsito apresentou lentidão. Há riscos de novos deslizamentos. Apesar disso, a estrada segue aberta.
Conforme relatos de moradores, Pequiá nunca enfrentou esse problema, mesmo porque o rio José Pedro não está com seu volume acima da cota normal. Para eles, a rede de captação é antiga e insuficiente para o crescimento da comunidade.
Com o entupimento e a grande quantidade de chuva num intervalo pequeno, toda a água acumulada foi para dentro do distrito.
A comunidade cobra soluções para as inundações e reclama dos prejuízos nas residências e comércios.