MANHUMIRIM (MG) - A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu realizou, no dia 26 de janeiro, no auditório da SRS, reunião os profissionais que atuam nos Serviços da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD), Juntas Reguladoras e referências técnicas que atuam nos 11 municípios da microrregião de Saúde de Carangola, e 23 municípios da microrregião de Saúde de Manhuaçu. O objetivo foi promover a troca de experiências entre os serviços de reabilitação da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência, além de apresentar, analisar e discutir as estratégias de melhorias dos serviços da Rede para o ano de 2023.
A reunião foi conduzida pela referência técnica da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da SRS Manhuaçu, Lorena Teixeira dos Anjos. Segundo ela, “o objetivo também é realizar uma aproximação entre as juntas reguladoras e referências técnicas com os serviços especializados de reabilitação, sempre com foco em conhecer as estruturas dos municípios e promover melhorias da qualidade dos atendimentos prestados”.
O superintendente regional de saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau Lacerda destacou a importância dessa troca de experiências. “Isso é trabalhar com planejamento de ações. Esse encontro é uma oportunidade para discutir o funcionamento da rede de serviços à pessoa com deficiência no território e um momento importante para os técnicos que atuam nos municípios sanarem suas dúvidas e trocarem experiências exitosas”, reforçou o superintendente.
O evento contou ainda com a participação, por videoconferência, da referência técnica do Nível Central da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) Mônica Farina, que fez um panorama da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e destacou a importância dos municípios realizarem o diagnóstico situacional.
Texto e Fotos: Antonio Rodrigues / ASCOM - SRS MANHUAÇU