Portal Caparaó - CRAS realiza palestra do Janeiro Branco para funcionários da Prefeitura de São João
Geral

CRAS realiza palestra do Janeiro Branco para funcionários da Prefeitura de São João

31/01/2023 - Atualizado em 31/01/2023 12h46

SÃO JOÃO DO MANHUAÇU (MG) - A Secretaria de Assistência Social e o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de São João do Manhuaçu promoveu com o apoio da Secretária de Saúde uma palestra com o foco na campanha Janeiro Branco. A ação foi realizada no dia 25/01 com o tema "Não disfarce a sua dor" e foi voltada para funcionários da Administração Municipal.

A palestra foi ministrada pelo enfermeiro Bruno Izidorio, a psicóloga Nadaby Caetano e a advogada Dra. Kátia Menezes na sede do Poder Executivo.

A Campanha Janeiro Branco surgiu em 2014 e tem como objetivo mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, mudando a compreensão da população sobre o tema, que é cercado de tabus, promovendo a conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional — algo que gera impactos preocupantes na sociedade.

A campanha Janeiro Branco tem como objetivo chamar atenção das pessoas sobre os assuntos relacionados à saúde mental e à importância da prevenção de doenças emocionais, como depressão, ansiedade e pânico.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que a depressão atinge 5,8% da população brasileira e distúrbios relacionados à ansiedade afetam 9,3%.

Vários são os motivos que podem levar uma pessoa à depressão e à ansiedade, como transtornos psiquiátricos, estresse crônico, disfunções hormonais, vícios (cigarro, álcool e drogas ilícitas), experiências de violência doméstica ou abuso, perda do emprego, desemprego por tempo prolongado, separação conjugal, ambiente familiar e social, entre outros.

O cuidado ofertado às pessoas em sofrimento psíquico deve ser orientado por profissionais que são capacitados na área de saúde mental, tendo em vista a importância do acompanhamento e o tratamento relacionado à medicação e ao acompanhamento psicossocial, observando as necessidades de cada caso.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.