REDAÇÃO - A 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) teve início nesta quarta-feira (1º/2/23), quando foram empossados os deputados e deputadas estaduais escolhidos pelo povo mineiro nas últimas eleições. Em uma Reunião Preparatória de Plenário, os parlamentares tomaram posse e foi instalada a nova legislatura, que corresponde a um ciclo de quatro anos no Poder Legislativo.
Em seu primeiro pronunciamento como novo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o deputado Tadeu Martins Leite (MDB), eleito por unanimidade pelos colegas, afirmou que preservar a independência do Parlamento mineiro será uma das diretrizes de sua gestão.
Os ocupantes dos demais seis cargos da Mesa da Assembleia também foram eleitos na mesma reunião. O destaque foi a eleição da deputada Leninha (PT) para a 1ª-vice-presidência, a primeira mulher a ocupar um cargo na Mesa desde a 13ª Legislatura (1995-1999).
Os demais eleitos para a Mesa foram os deputados Duarte Bechir (PSD), 2º-vice-presidente; Betinho Pinto Coelho (PV), 3º-vice-presidente; Antonio Carlos Arantes (PL), 1º-secretário; Alencar da Silveira Jr. (PDT), 2º-secretário; e João Vítor Xavier (Cidadania), 3º-secretário.
EMPOSSADOS
Deputados estaduais votados na região de Manhuaçu também foram empossados e manifestaram em suas redes sociais, os compromissos para o novo mandato.
Majoritário em Manhuaçu, o deputado estadual João Magalhães inicia o terceiro ciclo na Assembleia de Minas. “Oficialmente empossado para o meu 3º mandato como deputado estadual. A missão continua! Muito obrigado a todos os mineiros que confiaram os seus votos em mim! Honrarei cada um deles! Vamos juntos continuar o trabalho em prol dos municípios e do povo mineiro!”, pontuou João Magalhães.
Estreante na ALMG, o Deputado Estadual Enes Cândido destacou a emoção no momento da posse. “Hoje é um dia especial, subi ao plenário e acabo de tomar posse como Deputado Estadual. Agora é trabalhar e buscar sempre o melhor para Minas e para os Mineiros”.
Ex-prefeito de Rio Casca, o deputado estadual Adriano Alvarenga agradeceu a Deus e aos familiares e amigos. “Agradeço a todos vocês que me apoiaram durante a minha trajetória.
Agora, com o mandato efetivado, um novo ciclo começa. Transformar a vida dos mineiros para melhor é o que me move neste desafio”, pontuou.
O petista Marquinhos Lemos assume o segundo mandato na Assembleia. “Essa vitória é de todos que confiaram no meu trabalho. Tenho o compromisso de representar cada um e cada uma dos 69.374 que votaram pela continuidade do meu mandato. Seguir presente e próximo da população é um dos nossos compromissos”.
O médico Dr. Wilson Batista também foi reeleito e lembrou dos desafios pessoais e profissionais. “Idas e vindas pelas estradas, conhecendo pessoas, suas dificuldades e suas necessidades. Aprendi com cada um que passou por minha trajetória, meus pacientes, meus apoiadores, meus amigos e meus colegas parlamentares. Colecionei experiência para lutar pela saúde pública de qualidade, para representar os municípios, para lutar por minha gente. Obrigado por mais essa oportunidade e contem sempre com meu trabalho”, declarou.
Ex-prefeito de Muriaé, o deputado Grego da Fundação reforçou o compromisso em trabalhar pelos mineiros.
Já o jovem deputado José Laviola Neto lembrou a tradição da família e agradeceu a confiança em seu nome para continuar o trabalho na ALMG.
A deputada Beatriz Cerqueira iniciou o segundo mandato. Segundo ela, “com mais coletividade e representatividade e meu compromisso de fazer todas as lutas daqueles e daquelas que conquistaram o mandato. Gratidão a cada pessoa que conquistou este lugar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais! Esse mandato é nosso!”.
Em seu sétimo mandato, o Sargento Rodrigues agradeceu a Deus, seus familiares e amigos pelo apoio de sempre e aos meus eleitores por confiarem, novamente, no meu trabalho. Sem vocês, não seria possível chegar até aqui! Que Deus, em sua infinita bondade, continue a nos abençoar”.
Carlos Henrique Cruz - Fotos ALMG