MANHUAÇU (MG) - Feirantes que atuam na Feira Livre de Manhuaçu receberam certificado de boas práticas em manipulação de alimentos, no último sábado (28). Eles participaram de um de um curso nos meses de setembro e outubro de 2022, que foi oferecido pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Manhuaçu (COMSEA), em parceria com as Secretarias de Agricultura, Comércio, Indústria e Meio Ambiente e a Secretaria de Saúde.
A participação inédita foi expressiva e contou com um total de 94 feirantes cadastrados e regulares. Pelo menos 74 encontram-se hoje certificados por período de um ano. “A pedido da prefeita Imaculada, queremos garantir aos consumidores de Manhuaçu e região a oferta de produtos de qualidade, produzidos pela Agricultura Familiar, com a adoção de medidas de gestão desde as etapas de manipulação e preparo até o consumo”, explicou o secretário Sandro Tavares.
O projeto de certificação conta também com ações que estão sendo desenvolvidas pelo setor de Inspeção Municipal da Secretaria de Agricultura. A finalidade é a regularização dos produtos de origem animal no município. Os feirantes recebem as orientações para adequarem à atividade conforme a legislação sanitária vigente.
“Atuamos junto à produção dos produtos de origem animal a obtenção do Selo de Inspeção Municipal (SIM). A meta é atingirmos o maior número de produtores aptos a comercializarem seus produtos, além da Feira Livre de Manhuaçu”, informou o secretário.
Ele agradeceu e parabenizou a acolhida dos feirantes, a atuação dos servidores Rafael Rolim, médico veterinário, responsável pelo Setor de Inspeção Municipal, Valéria Abineder Ferreira, coordenadora da Feira Livre de Manhuaçu, Karla Rosa Dornelas e Sávia Franklin Mansur, nutricionistas da Secretaria Municipal de Saúde que ministraram o curso, Renata Luiza Pereira de Oliveira, coordenadora da Vigilância Sanitária, e ao COMSEA, órgão colegiado sob a presidência de Dayse Dias Silva Muniz.
SECOM Prefeitura de Manhuaçu