A partir do lançamento do ISS Eletrônico, a Administração fará a transição em um ano. As empresas, à medida que precisarem do novo talão, ao procurar a prefeitura já serão cadastradas no ISS Eletrônico. O processo é simples e rápido.
COMODIDADE
Marco Antônio explica que o sistema era reivindicado pelos empresários e por muitos contadores. “Sempre ouvíamos a reclamação por causa de filas e a necessidade de virem ao balcão da prefeitura para resolver qualquer coisa. Agora, pela internet, de qualquer lugar do mundo, a pessoa pode emitir a Nota Fiscal, sem qualquer complicação”, explica.
A mudança é muito simples. Na Secretaria de Fazenda, uma funcionária cadastra a senha e o nome de usuário para a empresa. Um treinamento é feito na hora e ainda existe o manual detalhado na internet para consulta. Em menos de vinte minutos, a pessoa já sai conhecendo todos os mecanismos.
Antes, era preciso imprimir um talão de notas fiscais em uma gráfica e todos os meses apresentar na prefeitura para retirar a guia de pagamento. Agora tudo é feito on-line. “O contribuinte ou o empresário preenchem a nota, ela informa ao sistema da prefeitura o imposto a recolher e na data certa a pessoa já emite a guia para recolhimento do imposto. Não tem comodidade maior”, argumenta.
Entre as facilidades, Marco Antônio explica que a Nota Fiscal pode ser enviada por e-mail para o cliente em qualquer lugar. Na página da prefeitura na internet, existe um local para validação da nota.
Apesar da possibilidade de esperar até acabar o talão em papel atual, Marco Antônio explica que as empresas interessadas podem solicitar a mudança para o novo sistema. “Temos cerca de 50 contribuintes utilizando o ISS Eletrônico e com um alto índice de satisfação. Isso facilita e agiliza os serviços para a empresa”, detalha.
Uma vantagem, por exemplo, é que ao emitir uma nota o cliente da empresa fica cadastrado. Dessa forma, nas outras vezes não vai ser preciso escrever os dados da firma de novo: “A pessoa só precisa buscar os dados do cliente no cadastro. Os contribuintes que emitem muitas notas por dia aprovaram a facilidade”.
A implantação do ISS Eletrônico aumentará a eficiência do setor tributário e dá mais comodidade para o contribuinte. O e-ISS, como é conhecido, traz mais agilidade e eficiência na cobrança do imposto sobre serviço, se tornando também uma importante ferramenta de combate à sonegação.
Em agosto, a Secretária de Fazenda quer promover um encontro para lançar o sistema oficialmente. Para acessar o sistema é preciso entrar na página da prefeitura na internet: www.manhuacu.mg.gov.br .
Carlos Henrique Cruz - 21/07/09 - 12:48 - portalcaparao@gmail.com