MANHUAÇU (MG) - A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Manhuaçu realizou uma reunião na manhã desta terça-feira (07/02) para apresentar o planejamento e os objetivos do órgão para este ano e alinhar a integração da rede assistencial da política da mulher no município. A procuradora geral da Procuradoria da Mulher da câmara, vereadora Mariley Assistente Social (PP), recebeu diversos representantes dos segmentos que compõem a rede de atendimento à mulher em Manhuaçu para discutir os temas.
Na reunião, ficou definida a realização de uma conferência no dia 08 de março para capacitar a rede de assistência à mulher no município. O objetivo é preparar cada órgão para levar à população orientações em relação à prevenção contra a violência doméstica. Mariley Assistente Social ressaltou a necessidade de um trabalho integrado da rede de atendimento em Manhuaçu. “O que nós observamos é que os serviços são executados, mas eles não dialogam e hoje foi estabelecida uma possibilidade de diálogo permanente”, afirmou.
A vereadora destacou que um dos propósitos da Procuradoria da Mulher da câmara é justamente trabalhar pela integração da rede de atendimento para diminuir a violência contra a mulher. “Nós precisamos nos integrar para que a gente diminua isso. E não vai ser só a ação da polícia que vai fazer esta prevenção”, afirmou argumentando que o trabalho deve envolver também a rede de educação, de assistência social e de saúde, para que o cenário seja modificado conjuntamente.
A procuradora geral da mulher informou ainda que será produzida uma cartilha que irá relacionar todos os serviços oferecidos pela rede para que a população possa ter o melhor acesso possível aos atendimentos prestados. Durante a reunião, o diretor da Escola do Legislativo, professor João Paulo de Souza Andrade, colocou a instituição à disposição da rede de atendimento à mulher.
Também participaram do encontro Maria Aparecida Alves, do Conselho Tutelar de Manhuaçu, Ana Rosa Campos, da Polícia Civil, delegada Adline Ribeiro, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), Yasmin Querner, estagiária da Deam, a Policial Militar Mariane Fernandes Conrado Lopes, Dulcineia Carvalho de Abreu Prado, da Aciam Mulher, Ana Lígia de Assis, secretária de Saúde, Eleni de Jesus, secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Elisabeth Malta Marçal, do Conselho Municipal de Saúde, sargento Clézio Ailton Rodrigues, da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD), Ana Laura de Oliveira, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Amadeu Caldeira Dutra, coordenador do Centro de Referência de Assistência Social (Creas), Andressa Sathler Liparizi, coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), e Jordanna Gonçalves da Silva, do Cras.
Assessoria de Comunicação da Câmara de Manhuaçu