Portal Caparaó - Faemg Senar em Campo é sucesso em Manhuaçu
Agronégocios

Faemg Senar em Campo é sucesso em Manhuaçu

13/02/2023 - Atualizado em 13/02/2023 18h30

MANHUAÇU (MG) - Manhuaçu recebeu a primeira edição do evento Sistema Faemg Senar em Campo, na última sexta-feira (10/02). O encontro reuniu 466 pessoas mobilizadas pelos escritórios regionais do Sistema Faemg Senar em Viçosa e Governador Valadares. 

Além de produtores rurais, mulheres e jovens do campo, participaram do evento 32 presidentes de Sindicatos, os gerentes regionais Marcos Reis e Luiz Ronilson Paiva, autoridades locais, supervisores e técnicos de campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), agentes de desenvolvimento rural, e parceiros da entidade. 

Da diretoria estiveram presentes o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, os vice-presidentes Ebinho Bernardes e Renato Laguardia, o superintendente do Senar Minas, Christiano Nascif, e o assessor especial da diretoria Antônio Alvares (Toninho de Pompéu). 

O evento foi realizado pela Associação de Sindicatos dos Produtores Rurais das Matas de Minas e pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu com apoio do Sistema Faemg Senar.

Na programação, o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, e o superintendente do Senar Minas, Christiano Nascif, ministraram palestras sobre o funcionamento do Sistema Faemg Senar e suas ações em prol do produtor rural mineiro e do agronegócio. 

Ambos destacaram a importância da união do setor e do fortalecimento dos Sindicatos de Produtores Rurais. “O objetivo desse encontro é mostrar o quanto nós podemos auxiliar os produtores rurais, fazer uma prestação de contas e convidá-los a participar mais ativamente do Sistema Faemg Senar”, pontuou Nascif.

Antônio chamou atenção ainda para a importante presença das mulheres e dos jovens no evento. Ele afirmou que a entidade valoriza a visão sensível e atenta das mulheres para o agro e o potencial de inovação que a juventude representa.

“Com homens e mulheres juntos, seremos muito mais fortes. Também precisamos cuidar da sucessão familiar mostrando aos jovens, pelo exemplo de sucesso, que eles podem e devem continuar no campo”.

Na segunda etapa do evento, os participantes aproveitaram o espaço de debates técnicos para tirar dúvidas sobre pautas sindicais, jurídicas e ambientais com especialistas do Sistema Faemg Senar.

Participantes satisfeitos 

Um dos pontos altos do evento foi o depoimento do cafeicultor Antônio Firmino Damasceno, de Caratinga. Ele contou sua experiência com o Programa ATeG Café+Forte e emocionou e divertiu o público.  

“O evento foi ótimo! Pudemos aprender, tirar dúvidas e interagir com outros produtores. Fiz questão de deixar o meu depoimento sobre como o ATeG mudou a minha vida. O ATeG, para mim, foi como ganhar um prêmio na loteria. Antes do ATeG o sítio estava afundando, tínhamos muitas dívidas e nenhuma orientação. Depois que passamos a receber as orientações da técnica do ATeG tudo virou uma maravilha. Estamos muito bem orientados, produzindo bem e sem dívidas. Agora estou no rumo certo”. 

A jovem Raquel Abreu Cunha, participante do Programa ATeG Café+Forte em Divino destacou que o evento foi uma oportunidade de saber mais sobre a entidade que a representa e trocar experiências. “Faço parte do Sindicato dos Produtores Rurais de Divino e sei que com ele conseguimos ter voz. O evento foi muito importante porque tivemos acesso a um leque de informações que, muitas vezes, não chegam no campo”.

Para Marília Pereira, que se aproximou recentemente do Sindicato de Chalé, o encontro abriu a mente para as possibilidades de aprender mais e crescer. “Gostei muito do evento e agradeço a nossa presidente, Elimária Gomes, pelo convite e pelo apoio no dia a dia que tem aberto novos caminhos”. 

Avaliação 

“O evento mostrou a necessidade de participar dos encontros, ouvir nossos dirigentes e aqueles que podem trazer notícias boas para nós. Serviu para despertar no produtor rural e nos presidentes dos sindicatos o desejo de união e participação. Ficamos orgulhosos por receber todos em Manhuaçu. O encontro foi muito válido e parabenizo o Sistema Faemg Senar pela iniciativa de vir ao interior encontrar a nossa classe produtora”, contou Antônio Teodoro Dutra, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu.

“Ficamos muito contentes com essa oportunidade de estar junto aos produtores justamente no ano em que o Senar comemora seus 30 anos. Começamos com o pé direito fazendo um evento grandioso com a participação maciça dos produtores em Manhuaçu”, comemorou Christiano Nascif, superintendente do Senar Minas 

“Esse primeiro evento foi um marco para a nossa história e para os sindicatos rurais. Estamos alegres, satisfeitos e prontos para dar seguimento a esse trabalho”, explicou Renato Laguardia, vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar.

“Foi uma alegria participar do evento e encontrar os produtores e presidentes dos sindicatos da região. E deixar o recado de que estamos sempre à disposição, comprometidos, dispostos e empenhados para trabalhar cada dia mais com os nossos produtores rurais”, resumiu Ebinho Bernardes, vice-presidente de Secretaria do Sistema Faemg Senar.

“Foi um dos melhores, se não o melhor evento que já participei no Sistema Faemg Senar. Um encontro efetivo e objetivo no sentido de motivar os produtores rurais a se aproximarem cada vez mais do Sistema Faemg Senar e buscar por todos os benefícios que sempre estiveram à sua disposição”, disse Afonso Luiz Bretas, que é presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Governador Valadares.

Continuidade

O assessor especial da diretoria Toninho de Pompéu lembrou que essa iniciativa dá continuidade às ações do projeto Redescobrir que, em 2022, levou presidentes de Sindicatos de todo o estado para conhecerem a sede e as ações do Sistema Faemg Senar em Belo Horizonte.

“Estou entusiasmado e feliz com esse projeto e fiquei extremamente satisfeito ao ver o espaço lotado para falarmos da importância dos sindicatos e de tudo que o Sistema Faemg Senar oferece aos produtores por meio deles”.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.