MANHUAÇU (MG) - Enfermeiros que atuam em hospitais municipais, estaduais e federais realizaram um ato unificado, nesta terça-feira (14 de fevereiro), em todo o país. Na pauta está a reivindicação para que o Governo Federal coloque em vigor o piso salarial da enfermagem, estabelecido em lei aprovada no ano passado.
Em Manhuaçu, a concentração aconteceu na Praça Dr. Cesar Leite, com exibição de faixas pedindo a devida valorização. Desde o ano passado, a categoria aguarda ansiosamente a decisão do STF, que suspendeu a lei do piso salarial da enfermagem, em ação apresentada pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos de Serviços (CNSaúde).
Os profissionais de saúde foram às ruas, para pressionar as autoridades sobre o piso salarial da enfermagem. A mobilização foi decretada pelo Fórum Nacional da Enfermagem.
O presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren) e deputado federal, Bruno Farias (Avante), afirma que o Governo Federal se comprometeu a colocar o piso em prática, mas cobrou agilidade antes que a categoria decida cruzar os braços.
"O piso já está aprovado, também está aprovado a fonte de custeio. O que está faltando é o governo federal editar uma medida provisória, da qual já entregamos a minuta governo, para regulamentar a forma que o repasse será feito para os estados e municípios. Estamos cobrando todos os dias", afirma o deputado.
Com informações da Agência Brasil e do Sintram