MATIPÓ (MG) - Embora os cuidados com a prevenção às Infeções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) devam ocorrer durante todo o ano, neste período de Carnaval eles precisam ser intensificados. Para reforçar o alerta, o acadêmico de medicina da Univértix, Axell Ronald, juntamente à coordenação do curso, propuseram iniciativas para complementar as ações educativas já programadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Matipó, na campanha pré-carnaval.
A ação já ocorre durante todo o ano e ganha reforço no período pré-carnaval. Conforme explicado pelo estudante de medicina, a iniciativa incluiu a distribuição de panfletos educativos nas unidades de saúde e também na faculdade. Além da distribuição de preservativos e panfletos, a Secretaria de Saúde também realiza as testagens de HIV/aids e sífilis.
A iniciativa foi tratada em reunião com a presença de Érica Stoupa Martins (representando a coordenação do Curso de Medicina da Univetix) e Osmar Castro (representando a Secretaria de Saúde de Matipó).
O estudante destaca a importância do uso de preservativos contra Infecções Sexualmente Transmissíveis e a necessidade de se observar e respeitar as leis de trânsito para o aproveitamento das festividades com segurança. Axell afirma que a imprudência na ocasião do carnaval é um “prato cheio” no que se diz respeito a ameaça à saúde coletiva, e conclui dizendo: “É de fundamental importância que as pessoas se preparem para curtir as festas com responsabilidade, lembrando que atos inconsequentes podem ser irreversíveis. Os limites que ultrapassamos em uma noite podem custar vidas.”
A Secretaria Municipal de Saúde ressalta a importância e a disponibilidade da realização de testes rápidos para Sífilis e HIV, e mantém ampla distribuição de preservativos através das Unidades Básicas de Saúde do município, as quais asseguram o sigilo e o acesso facilitado a tais recursos.
Redação do Portal Caparaó