Portal Caparaó - Centros de Convivência de Santana do Manhuaçu e Simonésia recebem avaliação positiva
Geral

Centros de Convivência de Santana do Manhuaçu e Simonésia recebem avaliação positiva

17/02/2023 - Atualizado em 17/02/2023 11h14

REDAÇÃO - Um ambiente harmonioso e profissionais prontos a oferecer o máximo de atenção às pessoas que circulam na rede de saúde mental. Em todas as salas há objetos, frases e desenhos motivacionais. No ambiente de atividade coletiva, pessoas concentradas participam de uma oficina de artes plásticas. Essa é a visão de quem chega ao Centro de Convivência e Cultura de Santana do Manhuaçu.  A unidade foi visitada na terça-feira, 14 de fevereiro, pela Equipe de Saúde Mental da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu, para avaliação do serviço que foi implantado recentemente no município, que atenderá de portas abertas os usuários da rede.

 “Trabalhamos no sentido de acolher a pessoa e seus familiares. Nossas oficinas são com intuito de ampliar a autonomia e proporcionar a circulação social desses usuários. Para isso, estamos conectados com a rede de saúde e reavaliamos sempre os projetos terapêuticos de acordo com cada pessoa”, explicou a psicóloga Adriana Moreira Cezário, coordenadora do Centro de Convivência e Cultura de Santana.

 “Estamos aqui hoje para conhecer a estrutura e verificar as exigências mínimas para consolidação do serviço. Cabe ressaltar que os centros de convivência atuam no acolhimento aos cidadãos, onde os profissionais procuram entender a situação de cada pessoa em relação a ampliação dos laços sociais”, explicou Marcos Alexandre de Faria Moreira, referência técnica de Saúde Mental da SRS Manhuaçu. Marcos disse ainda que os centros devem oferecer espaço para realização de reuniões de familiares, encontros de usuários, passeios e eventos diversos. “Todas essas iniciativas provocam um impacto positivo em termos da participação social nos espaços da cidade”, finalizou Moreira, classificando como positiva a avaliação.

Centro de Convivência e Cultura de Simonésia

No município de Simonésia, a equipe encontrou profissionais comprometidos com o serviço. No local, há oficinas em andamento e toda estrutura necessária para o acolhimento das pessoas. “Estávamos ansiosos para receber a visita da SRS e estamos prontos para acatar as orientações e sugestões com intuito de melhorar o espaço e atenção aos nossos usuários”, explicou Daniela Damaris Cardoso Bastos, assistente social e coordenadora do Centro de Convivência e Cultura Recomeçar.

O superintendente regional de saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau Lacerda, acompanhou as visitas e destacou que, durante a pandemia, os olhares ficaram focados na covid-19 e isso afastou, de certa forma, os técnicos da SRS do território. “Não deixamos de prestar assistência aos municípios durante a pandemia, já que realizamos dezenas de reuniões virtuais, e agora temos a oportunidade de retomar as ações in loco, com olhar na saúde como um todo. Vejo como fundamental debater, ver a atuação dos profissionais de saúde na assistência e ouvir as dificuldades que enfrentam para buscarmos soluções em conjunto”, frisou Lacerda.

Centros de Convivência e Cultura (CCC)

Os CCCs são dispositivos da Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde (SUS) que realizam ações de forma articulada com a rede por meio de estratégias e ações diferentes dos demais equipamentos de saúde, tendo como foco a produção de encontros e a convivência, por meio de oficinas, grupos, e ações comunitárias, alinhados com a ideia de promoção à saúde.

Antonio Rodrigues / Saude MG

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.