MANHUAÇU (MG) - A Prefeitura de Manhuaçu iniciou os procedimentos para a volta do estacionamento rotativo nas ruas de maior movimento da cidade. O novo modelo prevê a exploração do serviço por uma empresa privada, mas esse processo ainda vai demorar alguns meses.
Até agora, já foi publicado um decreto com as áreas que serão cobertas pelo novo rotativo, conhecido por alguns como faixa azul, mas até isso poderá mudar no futuro.
O diretor do Departamento de Trânsito de Manhuaçu Eustáquio Leite destaca que o estacionamento rotativo se faz necessário no município. “É uma necessidade que a cidade tem, no sentido de regularizar o estacionamento nas vias públicas da cidade em razão de uma grande afluência de veículos e também ruas que não comportariam tanta movimentação e estacionamento nesses locais. É uma forma de democratizar o estacionamento, tendo em vista que não temos vaga para todo mundo e assim vamos oportunizar àquelas pessoas que necessitam de fazer compras, ir a bancos e lojas comerciais da cidade. Isso vai permitir achar uma vaga para deixar o veículo naquele local para fazer uma compra, sair e deixar essa vaga para outros usuários da via”.
O modelo de exploração do serviço deverá ser feito por meio de concessão a iniciativa privada. “A prefeitura, através do seu Assessoria Jurídica, está elaborando o termo de referência para colocar em processo licitatório o estacionamento rotativo. Será aberto um edital para que alguma empresa especializada que quiser concorrer, assumir o serviço. A partir do momento que houver uma firma ganhadora, vai ser feito um contrato por um determinado período de tempo para que essa empresa exerça o controle do estacionamento rotativo na cidade”, destaca Eustáquio Leite.
O diretor detalha que essa implantação ainda vai demandar alguns meses, já que ainda estão nos trâmites legais do procedimento de abertura da concorrência para as empresas.
Segundo Eustáquio Leite, o objetivo não é punir, mas estimular a rotatividade das vagas de estacionamento e, desta forma, a possibilidade de que os usuários do comércio e de prestadores de serviço tenham mais comodidade, podendo visitar as lojas e estabelecimentos com mais tranquilidade.
“A população é de Manhuaçu será avisada com antecedência sobre quando será iniciada a cobrança do estacionamento rotativo das vias comerciais das cidades. Com a implantação, algumas ruas serão analisadas e podem até ser retiradas do projeto, caso não se mostrem interessantes ou necessárias”, conclui.
Com informações da SECOM Manhuaçu