VILANOVA / MANHUAÇU (MG) - Tendo em vista os índices alarmantes de infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya, a Prefeitura de Manhuaçu encabeçou mobilização social e mutirão de limpeza no distrito de Vilanova. As ações tiveram início no dia 23 de fevereiro, com apresentação de peça teatral nas escolas municipais locais, e seguem naquela comunidade até que os índices sejam controlados.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau Muniz, o objetivo era conscientizar as pessoas sobre a importância e o papel delas nesta luta. “O principal criadouro do mosquito são objetos que a própria população descarta de forma inadequada. Essa mobilizações e mutirões de limpeza servem justamente para orientarmos a população sobre uma melhor forma de destinação desses objetos e, principalmente, mostrar que precisamos de todos para vencer esta guerra”, comentou.
Até o momento, vários casos suspeitos foram identificados em Vilanova, sendo um confirmado. Tendo em vista este cenário, alunos e professores do ensino municipal, funcionários do ESF, Secretaria de Comunicação Social, lideranças locais e os vereadores Gilsinho (presidente da Câmara) e Juninho Enfermeiro participaram de mobilização que visou sensibilizar os adultos através das crianças. A ação culminou com passeatas nos dias 24 e 27 de fevereiro.
No dia 25 de fevereiro, houve mutirão de limpeza, com o apoio da Secretaria de Obras, para que a população pudesse limpar seus quintais. Em seguida, a Prefeitura passou recolhendo o que foi descartado. As ações seguem enquanto houver necessidade.
SECOM Prefeitura de Manhuaçu