MANHUAÇU (MG) - Em sua quarta sessão ordinária, realizada na noite desta quinta-feira (02/03), a Câmara Municipal de Manhuaçu aprovou dois projetos de lei e debateu vários assuntos de interesse do município. A reunião foi conduzida pelo presidente da câmara, Gilsinho (DC), e pelos vereadores Allan do Alaor (PSC), vice-presidente, Rose Mary (PDT), primeira secretária, e Juninho Enfermeiro (PSC), segundo secretário.
O primeiro projeto aprovado foi o de número 08/2023, de autoria do poder executivo. A proposição autoriza o município de Manhuaçu a firmar termo de filiação à Confederação Nacional de Municípios (CNM), entidade nacional que representa os municípios junto ao governo federal. O objetivo da CNM é contribuir para a solução de problemas comuns, valorizar o municipalismo e as entidades de representação dos municípios.
O projeto de lei 11/2023, também de autoria do poder executivo, denomina de Centro Educacional Infantil Professora Ejane Firmino dos Santos a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Professora Ejane Firmino dos Santos / Creche Realeza. A nova denominação unifica sob um mesmo nome os dois educandários que têm endereço em comum. A finalidade é evitar confusões em função da dupla denominação.
No momento da votação dos requerimentos, moções e indicações, a vereadora Eleonora Maira (PSB) destacou o requerimento número 26/2023, de sua autoria, questionando o poder executivo sobre a demora do transporte escolar nas comunidades Córrego Rochedo, Córrego Boa Vista e Córrego Lage, o que tem prejudicado os estudantes.
Palavra Franca
Durante a Palavra Franca, o vereador Inspetor Juninho Linhares (PMN) exibiu imagens que recebeu denunciando desmates na mata da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Ele lembrou do perigo de se realizar desmatamento no topo de morros e citou a tragédia dos deslizamentos ocorridos em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. Linhares também falou sobre os constantes ataques de cães de rua em Manhuaçu, o que tem motivado muitas reclamações.
Eleonora Maira comentou que a questão da presença de animais nas ruas é preocupante porque envolve também um problema de saúde pública. Juninho Linhares sugeriu a realização de uma reunião com associações que trabalham com animais de rua e com representantes do Centro de Zoonoses para discutir a situação.
Juninho Enfermeiro usou a tribuna para rebater informações falsas atribuídas a ele e divulgadas em grupo de aplicativo de mensagens. O vereador cobrou que as críticas feitas a agentes públicos devem se basear em fatos reais e anunciou que tomará as devidas providências legais contra o autor da mensagem.
Gilmar Cuca (Pros) agradeceu o poder executivo pelo trabalho de revitalização do asfalto no bairro São Vicente. Ele relatou também a falta de ambulância no Estádio JK durante o campeonato de bairros. Cuca leu um ofício que encaminhou à secretaria de Esportes solicitando a paralisação do torneio caso não fosse providenciada uma ambulância com um técnico de enfermagem durante os jogos. O vereador Elenilton Martins (PT) cobrou a realização de obra de reforma do vestiário da quadra poliesportiva no bairro Palmeiras.
Obras
Cléber Benfica (PP) falou sobre o início das obras da UBS e da reconstrução da quadra poliesportiva do bairro Matinha. Ele destacou ainda a situação da obra do muro de gabião nas ruas Heitor Pinheiro e Conceição Daloi de Pinheiro, que necessitará de reforço. Benfica lembrou que uma licitação foi realizada e já tem uma empresa vencedora. Segundo ele, a obra poderá ser iniciada em breve.
O presidente da câmara, Gilsinho, rebateu o que considerou calúnias divulgadas em rede social sobre o aumento de valores pagos nos lanches servidos a funcionários da casa do legislativo. Ele afirmou que desde que assumiu a presidência da câmara não houve aumento do valor do lanche e sim uma mudança de cardápio.
Gilsinho lembrou que o poder legislativo possui seu portal da transparência, onde todos os gastos do legislativo podem ser acompanhados. O vereador criticou ainda o trabalho de parte da imprensa que denigre sem razão a imagem do legislativo municipal.
O vereador Jânio do Catinga (Pode) cobrou providências do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em relação à insegurança nas rodovias que cortam Realeza. Ele destacou o risco que as crianças correm ao atravessar as Br’s 116 e 262. Gilsinho se solidarizou com a fala do vereador e lembrou que no local uma criança já morreu por atropelamento. Jânio argumentou que a instalação de quebra-molas traria mais segurança para os moradores.
A vereadora Mariley Assistente Social (PP) aproveitou para convidar para o 1º Seminário da Rede da Mulher “Conhecendo a Rede pela Rede”, que acontecerá no dia 07 de março às 13h na Câmara Municipal de Manhuaçu. O evento é uma promoção da Procuradoria da Mulher do poder legislativo. Mariley, que é procuradora geral da Procuradoria da Mulher, destacou que toda a rede de atenção à mulher estará presente.
O pastor Luciano Felício, da igreja Batista Monte Sião, de Realeza, fez a oração no início da sessão desta quinta-feira.
Assessoria de Comunicação da Câmara de Manhuaçu