Portal Caparaó - Produtores de Minas Gerais brilham no 32º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso
Agronégocios

Produtores de Minas Gerais brilham no 32º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso

04/03/2023 - Atualizado em 05/03/2023 09h00

SÃO PAULO (SP) - Três produtores de Minas Gerais são os maiores vencedores do 32º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso. Os mineiros Luís Manuel Ramos Fachada M. da Silva (Chapada de Minas), Raimundo Dimas Santana Filho (Matas de Minas) e São Mateus Agropecuária (Cerrado Mineiro) subiram ao palco para receber os diplomas e cheques no valor de R$ 10 mil cada um.

Com propriedade em Angelândia, Luis Manuel Ramos Fachada M. da Silva mais uma vez se destacou no prêmio nacional. Ficou em sexto lugar no 30º prêmio e nesta edição sagrou-se um dos campeões nacionais, além de campeão regional da Chapada de Minas.

Raimundo Dimas Santana Filho, cuja fazenda fica em Araponga, nas Matas de Minas, voltou ao pódio após ficar entre os finalistas algumas vezes e conquistar o primeiro lugar no 29º prêmio.

Já a propriedade São Mateus Agropecuária, localizada na cidade de Varjão de Minas, foi finalista no passado e nesta edição voltou com tudo para se consagrar como campeã regional do Cerrado Mineiro e uma das premiadas nacionais.

O trio também ganhou uma viagem ao exterior para participar do 8º Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy, com os 27 cafeicultores selecionados de 9 países que fornecem grãos para a illycaffè. Durante a cerimônia internacional, que celebra os melhores cafés do mundo, será revelada a real ordem de classificação dos vencedores brasileiros (primeiro, segundo e terceiro colocados).

Na categoria vencedores nacionais, o 4ª e 5º lugar da noite também foram conquistados por mineiros: Claudio Martins Belo da cidade de Araponga, nas Matas de Minas, ficou em 4º, enquanto Agro Fonte Alta, da cidade Campestre, no Sul de Minas, levou o 5º lugar. Somente o 6º lugar quebrou a hegemonia dos mineiros, sendo conquistado pelo produtor paulista Francisco Antonio Rios Corral, da cidade de Pedregulho. A premiação também apresentou os ganhadores nas demais categorias Regional e Classificador do Ano.

Pela primeira vez, o Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso recebeu os Selos Evento Neutro e Sou Resíduo Zero, por compensar as suas emissões de carbono com apoio ao projeto de agricultura regenerativa Terrus Carbon Coffee e por destinar todos os resíduos gerados no evento de forma sustentável, através da coleta seletiva e a compostagem. Com a iniciativa, a illycaffè reforça seu apoio às práticas ambientais sustentáveis que fazem parte de seu estatuto como empresa B Corp. 

Outra novidade apresentada ao longo da cerimônia de premiação foi o lançamento do Cartão Esmeralda do Clube Illy do Café, que é concedido aos cafeicultores que fornecem à illycaffè há mais de 30 anos-safra ininterruptos. Durante a noite foram homenageados os mais novos sócios membros do Cartão Esmeralda: José Carlos Grossi e a família Naimeg.

CLUBE ILLY

Instituído em 1999, o Clube illy do Café reúne os principais fornecedores de grãos do exclusivo blend illy. São mais de 600 sócios beneficiados pela adesão aos conceitos de fidelidade, qualidade e sustentabilidade no fornecimento dos grãos. Quanto maior o tempo de fornecimento ininterrupto, maiores a classificação do sócio e os benefícios obtidos.

A cerimônia realizada em São Paulo contou com as presenças do presidente da illycaffè, Andrea Illy, da CEO, Cristina Scocchia, e da diretora de Ética, Anna Illy. Os vencedores foram selecionados pela Comissão Julgadora do Prêmio, composta por especialistas nacionais e internacionais da illycaffè, entre as mais de 500 amostras inscritas das principais regiões produtoras de café arábica do país.

Esta premiação, que teve início em dezembro de 1991, mudaria para sempre o rumo da produção cafeeira no país, cujo objetivo era propor um café de melhor qualidade. Uma iniciativa pioneira, que já reconheceu mais de mil e quinhentos cafeicultores brasileiros e entregou mais de R$ 8 milhões em prêmios. Um projeto que atravessou fronteiras, inspirando o Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy e levando o conceito de qualidade, bem-estar e sustentabilidade propostos pela illycaffè a vários cantos do mundo. O café brasileiro está entre os seletos grãos do único e exclusivo blend illy, que é degustado diariamente em 8 milhões de xícaras de café servidas em mais de 140 países ao redor do mundo.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.