MANHUAÇU (MG) - O professor Júlio César Oliveira Souza lançará no próximo dia 15 de março, às 19 horas, na Escola Estadual Salime Nacif, em Manhuaçu, seu novo livro “O Menino do Pontilhão”.
Considerado um romance de ficção, o novo livro chama atenção para o poder da oração para mudar o mundo. O evento de lançamento é aberto ao público.
Júlio César Oliveira Souza é natural de Cataguases/MG. Nasceu em 20 de setembro de 1969. Filho de Eva Maria de Oliveira e Sebastião Manoel de Souza, atualmente reside em Manhuaçu e é casado com Regina Célia da Rocha e Souza.
Formado em Letras pela FIC (Faculdades Integradas de Cataguases), e Pós-Graduação Lato Sensu em língua portuguesa, oratória e redação, leciona numa escola pública estadual em Manhuaçu, a Salime Nacif.
Escreveu vários esquetes para teatro que foram apresentados no Teatro Francisca Inácio Peixoto em Cataguases, entres eles: “Cipó Quebrado”, “Agora Aguenta”, “A Escola Maluca”, “Chegando ao Céu” e “Quem sou eu”.
Escreveu a letra de música “Memórias de um Cigarro”, que teve arranjo de Anderson Ventura e Adriano Cunha, e que foi tocada tanto na Campanha “Pedaladas contra o Tabagismo”, organizada pela Companhia Industrial Cataguases, como na peça de teatro no Instituto Chica.
Publicou o poema Tudo Passa na “Revista Acadêmica MYTHOS”, da FIC, em junho de 2010.
Ainda em 2010 participou do Livro “1 Machado por 12 Contos”, estudos universitários dos discentes em Letras pela FIC, em que escreveu sobre o conto “O caso da Vara”, de Machado de Assis, cujo título do estudo foi “Admissão da Dimensão.
Em julho de 2021, participou da publicação de uma antologia com o conto “Cachoeira Poeira d’Água”, após ficar entre os dez melhores no “Concurso Literário Beleza e Simplicidade em Contos e Crônicas/2021”, tema Infância. Também recebeu Menção Honrosa como parte da premiação.
Em agosto de 2021 também teve um conto selecionado no concurso literário “Amor de Arráia” pela editora Psiu, cujo nome é “Maça do Amor”.
No mesmo ano, em setembro, publicou seu primeiro romance de ficção “Professor em Chamas”.
No mês de janeiro de 2022 foi selecionado no concurso literário Mistério sob as Águas com o conto “Homem-Peixe”.