REDAÇÃO - Diversas atividades foram realizadas na região e tiveram a participação da Polícia Civil em comemoração ao Dia Internacional da Mulher na região.
A Delegacia de Mutum participou da semana de celebração na escola estadual Maria Rita Teixeira de Lacerda, na zona rural da cidade, com palestras ministradas pela Delegada de Polícia Dária C. Lopes Vargas, pela escrivã de Polícia Samara Paigel e pela investigadora Carim de Cássia. Durante a apresentação, foram abordados temas históricos e culturais relacionados ao dia 08 de março, além de questões práticas ligadas à Lei 11.340/06. As crianças e adolescentes também participaram, fazendo perguntas que foram respondidas pelos policiais presentes.
Em Manhumirim, a Polícia Civil realizou duas palestras sobre o combate à violência doméstica e familiar, tendo como objetivo conscientizar a população sobre a Lei Maria da Penha. A Escrivã de Polícia Elenice de Souza Tuelher ministrou a primeira palestra para mulheres da zona rural, onde elas foram orientadas sobre os direitos trazidos na Lei 11.340/06 e a possibilidade de requerer medidas protetivas de urgência. Na segunda palestra, realizada na Escola Estadual Célia Pereira Mendes, a Delegada de Polícia Raíssa de Paula Portes, e os Escrivães de Polícia Hugo Alves Feletti e Herbert Sangi Gonçalves, abordaram questões relacionadas à violência contra mulher.
Em Pedra Bonita, a Escrivã Jordana Patrícia Pereira Silva de Paiva, lotada na 31ª DPC/Abre Campo, ministrou uma palestra sobre o Dia Internacional da Mulher, que abordou assuntos relativos aos crimes contra mulher, suas medidas protetivas e a legislação vigente. O evento foi organizado pela Secretaria de Saúde Municipal de Pedra Bonita e contou com a presença de servidoras municipais, com recepção e sorteio de presentes para as mulheres que participaram.
Em Espera Feliz, a Delegada de Polícia Paula Franco Gonçalves participou de uma roda de conversa só com mulheres, do período noturno da Escola Estadual Altivo Leopoldino de Souza, destacando o trabalho da mulher nas diversas profissões, além dos desafios enfrentados pelas mulheres que atuam na área da Segurança Pública e aspectos gerais da Lei Maria da Penha. Cerca de 50 alunas lotaram o auditório da escola durante a apresentação.
A Polícia Civil da região demonstrou seu compromisso em conscientizar a população sobre a importância da luta pelos direitos das mulheres, reforçando seu papel na proteção e garantia da segurança e igualdade de gênero.