MANHUAÇU (MG) - Na manhã desta sexta-feira (10/03) a equipe da Vigilância Sanitária de Manhuaçu realizou o descarte de produtos impróprios para consumo na Usina de Compostagem de Resíduos do município. Os produtos foram apreendidos no período de maio de 2022 a fevereiro de 2023, em rondas e fiscalizações do órgão.
As irregularidades presentes nos produtos são: data de validade expirada, rótulos adulterados, embalagens danificadas, sem rótulo, sem registro e sem embalagem correta. A coordenadora da Vigilância Sanitária, Renata Luiza Pereira de Oliveira, destaca que o órgão tem a responsabilidade de zelar pela saúde da população. “A Vigilância Sanitária não existe para punir quem quer trabalhar, ela existe para zelar pela saúde, para que se respeitem as especificações no armazenamento, no comércio e manuseio destes produtos. Hoje nós cumprimos o nosso dever, que é inutilizar estes produtos, já que devido às irregularidades apontadas, impediam o seu consumo”.
A Vigilância Sanitária não pode divulgar quais os locais onde os produtos foram apreendidos. “A lei nos impede de divulgar os nomes destes locais, mas o consumidor deve ficar atento aos prazos de validade, a embalagens que possam ter sido adulteradas, a produtos danificados, sem rótulo ou de origem duvidosa. Todo cuidado é pouco!”, explica Renata.
A equipe de fiscais da Vigilância Sanitária, Pedro Henrique Martins Teixeira, Silvério Gomes de Oliveira, Anderson Baraky e Igor Saraiva, foram acompanhados por representantes da Secretaria de Fazenda, o coordenador de fiscais Paulo Vitor dos Santos e a fiscal Nayara Silva, como também o auxiliar administrativo da Vigilância Epidemiológica Felipe de Paula.
SECOM Prefeitura de Manhuaçu