Portal Caparaó - Associação de Moradores do Catuaí realiza ação em prol do meio ambiente
Geral

Associação de Moradores do Catuaí realiza ação em prol do meio ambiente

13/03/2023 - Atualizado em 13/03/2023 11h09

MANHUAÇU (MG) - Com o objetivo de conscientizar os moradores sobre a importância de preservar o meio ambiente, a Associação de Moradores do bairro Catuaí realizou na manhã deste domingo,12, a campanha proposta pelo projeto “Vamos Cuidar do Futuro”, através da ação “Dia de Cuidar”. Os representantes do bairro realizaram a limpeza e adubação das mudas de árvores, plantadas no ano passado. De um lado existe a preocupação de invasão e devastação da mata nativa, que fica acima do bairro, sobretudo, com o uso de fogo e o desmatamento. Por isso, a diretoria da associação passou a trabalhar o projeto, que busca trazer ações e reflexão em prol do meio ambiente.

Os participantes da mobilização identificaram as espécies que foram plantadas, além de detectarem que algumas foram cortadas, por pessoas que frequentam a área, que ainda não está cercada para coibir a presença de invasores. Foi possível perceber que, as mudas estão crescidas e, as que foram aniquiladas recomeçam um novo ciclo para sobreviver.  De acordo com o morador, Ivan Ramos, a vigília é permanente para proteger a mata e, sempre que alguém fica por perto é feita a abordagem. “Eu converso com a pessoa, peço para não destruir, nem colocar fogo na nossa mata, que é de todos nós. Precisamos ter todo o cuidado e participação de pessoas, para nos ajudar a cuidar da mata do bairro Catuai”, destaca Ivan Ramos.

Por mais que a associação trabalhe para evitar a invasão e destruição da pequena reserva, há a necessidade de outros órgãos unirem força, para a proteção total da área, que pode ser considerada o pulmão da nossa cidade. “A mata sofre ameaça, derrubada, queimada, aniquilada, numa guerra sem fim. Por meio desse projeto, estamos buscando recursos que nos ajude a cuidar, mas precisamos do envolvimento de todas as pessoas que gostam e lutam pelas causas ambientais”, conclui o presidente da associação de moradores, João Batista Lacerda.

Eduardo Satil / Cidade Total

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.