MANHUAÇU (MG) - Na abertura da sessão ordinária na noite desta quinta-feira (16/03), a Câmara Municipal de Manhuaçu recebeu representantes das empresas Cidesi (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Socioambiental e Infraestrutura) e Vagalume, responsáveis pela manutenção da iluminação pública municipal, e do secretário de Planejamento, Carlos Augusto Bonifácio Pires. O objetivo foi esclarecer algumas demandas da população em relação aos serviços prestados.
A reunião foi conduzida pelo presidente da câmara, Gilsinho (DC), e pelos vereadores Allan do Alaor (PSC), vice-presidente, Rose Mary (PDT), primeira secretária, e Juninho Enfermeiro (PSC), segundo secretário.
A principal reclamação em relação aos serviços prestados é a demora na troca de lâmpadas queimadas na cidade e distritos. Esta demanda chegou aos vereadores que decidiram convidar os representantes das empresas para prestar esclarecimentos. Participaram do encontro o assessor da Cidesi, Sérgio Muller de Miranda, Maristela Bernardino do Carmo, secretária executiva da Cidesi, e Racly Andrade, procurador da empresa Vagalume.
Sérgio Muller de Miranda agradeceu o convite e destacou a importância de ouvir as demandas e sugestões e prestar contas à população. Para ele, a reunião foi uma oportunidade de melhorar os serviços prestados.
Racly Andrade disse que, apesar de a empresa trabalhar para que o prazo entre a solicitação e a entrega do serviço seja o menor possível, nos períodos de chuva acentua-se o problema de lâmpadas queimadas. Ao mesmo tempo, destacou, os eletricistas não podem fazer a manutenção quando chove por uma questão de norma de segurança. Ele explicou que o período entre os meses de novembro a fevereiro é o que oferece menos condições para a prestação dos serviços.
Segundo Andrade, Manhuaçu conta com 7.980 pontos de iluminação pública e que a empresa de energia trabalha com uma meta de 3% a 5% de lâmpadas queimadas por mês. Isto representa entre 240 a 400 pontos para manutenção por mês. Ele disse que esse número é considerado normal.
Reclamações constantes
O vereador Inspetor Juninho Linhares (PMN) destacou que as reclamações que chegam a ele são regulares, e não apenas em períodos de chuva. Ele afirmou que há casos de três meses de demora em relação à troca de lâmpadas, quando no contrato se prevê o prazo de seis dias úteis. Jânio do Catinga (Pode) ressaltou ainda a importância da troca de lâmpadas no período noturno e Kelson Santos (PSD) alertou para o risco do aumento da criminalidade que ruas escuras representam.
O secretário de Planejamento, Carlos Augusto Bonifácio Pires, lembrou que a depredação é outro fator a danificar as lâmpadas. Em resposta a um questionamento do vereador Gilmar Cuca (Pros), Racly Andrade disse que um novo contrato celebrado com a prefeitura passará a valer a partir do dia 23 de março. Pires esclareceu que este contrato prevê a realização de rondas quinzenais, para complementar as vistorias, e a troca de lâmpadas de LED fora da garantia danificas, em seis dias úteis, o que não era previsto no contrato anterior.
Juninho Enfermeiro argumentou que a morosidade no serviço prestado muitas vezes não se justifica. “Queremos serviço de qualidade e realizado em pouco tempo”, disse.
O vereador Gilsinho frisou que a câmara se preocupa com o dinheiro do povo. “Nossa economia não é para gerar lucro e sim para reverter em benefício de Manhuaçu. Espero que o novo contrato seja cumprido à risca e eu vou acompanhar isso. Espero que respeitem a cidade e esta casa. Cabe a nós zelar pela economia e o bom serviço para o cidadão. Não é função de vereador ligar para empresa para pedir serviço. Não podemos aceitar que nosso povo sofra por algo que ele paga”, afirmou.
Assessoria de Comunicação da Câmara de Manhuaçu