VILA DE FÁTIMA / MANHUAÇU (MG) - A COORPOL (Cooperativa Regional Indústria e Comércio de Produtos Agrícolas do Povo Que Luta) realizou Assembleia Geral, no último sábado, 18/03, com expressiva participação dos cooperados. Com início às 9h da manhã, o evento ocorreu no Salão D’ Fátima, em Vila de Fátima, no distrito de São Sebastião do Sacramento, em Manhuaçu.
Presidida por Flânio Alves da Silva, a COORPOL realiza eficiente trabalho junto aos agricultores familiares, especialmente cafeicultores, visando a geração de renda para o meio rural e bem-estar social nas comunidades rurais onde atua. Entre os presentes, o Advogado Dr. Jésus Sangi, que representou os Deputados Padre João (Federal) e Leleco (Estadual).
Na Ordem do Dia, a Prestação de contas 2022, compreendendo
relatório de gestão; balanço patrimonial; demonstração de sobras ou perdas e demais demonstrativos; Parecer do Conselho Fiscal; e Eleição e posse do conselho Fiscal.
Ainda na Assembleia a Prestação de Contas do PDCJ (Plano Desenvolvimento do Comércio Justo), referente ao exercício 2022/2023 e a apresentação do planejamento para o biênio 2023/2024.
Outros momentos importantes em que os cooperados participaram atentamente foram a apresentação do resultado do levantamento de necessidades, as apresentações das atualizações do Regimento Interno, e das não-conformidades apontadas pela Auditoria Flocert 2023, entre outros assuntos afins.
De Manhuaçu para a Suíça
Recentemente, a COORPOL realizou a primeira exportação de café orgânico cultivado em Manhuaçu para a Suíça. Com total observância a todos os rigorosos critérios internacionais de comercialização, a COORPOL efetivou o negócio com compradores do país europeu, beneficiando aos cafeicultores manhuaçuenses cooperados, com a devida valorização do precioso grão, aqui produzido e colhido.
De acordo com o Presidente Flânio, juntamente com toda a Diretoria e Conselho Fiscal, a proposta da COORPOL é continuar com esta atuação junto aos cafeicultores que, de suas propriedades de pequeno porte, cultivam os mais valiosos cafés.
Encontros de jovens e mulheres rurais
De acordo com Flânio Alves, a COORPOL deverá realizar encontros com programações especiais para jovens e mulheres rurais, em Manhuaçu.
A iniciativa visa atender solicitações feitas pelos cooperados e consta no planejamento das ações para este novo biênio, apresentado durante esta Assembleia.
No encerramento da Assembleia, delicioso almoço foi servido aos participantes.
Thomaz Júnior