Portal Caparaó - Agricultoras da região se preparam para a Marcha das Margaridas em Brasília
Agronégocios

Agricultoras da região se preparam para a Marcha das Margaridas em Brasília

23/03/2023 - Atualizado em 23/03/2023 09h28

MANHUAÇU (MG) - Mulheres representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da região reuniram-se em Manhuaçu para tratar dos preparativos para a Marcha das Margaridas, que ocorrerá em Brasília, nos dias 15 e 16 de agosto.

Realizada no auditório do SICOOB Credilivre, no centro, a reunião foi organizada pelo Polo Leste Rio Doce da FETAEMG (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais) e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Manhuaçu.

Participaram da Mesa de Honra, o Diretor do Polo Leste Rio Doce da FETAEMG,  Paulo Natividade da Silva (Vice-prefeito e Presidente do STTR de Pedra Bonita); Presidente do STTR Manhuaçu, Marco Antônio Domingos; Coordenadora Estadual de Mulheres da FETAEMG, Alaide Bageto; Coordenadora de Mulheres do Polo Leste Rio Doce da FETAEMG, Dayse Dias, e Suplente Nadyr Alves.

Após a realização da Mística, na abertura do encontro, o Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credilivre, Sebastião de Lourdes, e o Vice-presidente, Vinícius Magalhães Dutra, se pronunciaram, desejando as boas-vindas aos convidados e reiterando o compromisso da cooperativa de crédito com o desenvolvimento socioeconômico da região.

MARCHA DAS MARGARIDAS

Assassinada em 12 de agosto de 1983, Margarida Maria Alves foi sindicalista e defensora dos direitos humanos, sendo uma das primeiras mulheres a exercer cargo de direção sindical no país. Seu nome e sua história de luta inspiraram a Marcha das Margaridas, que foi criada em 2000. Durante o período em que esteve à frente do sindicato local de Alagoa Grande (PB), foi responsável por mais de cem ações trabalhistas na Justiça do Trabalho Regional, tendo sido a primeira mulher a lutar pelos direitos trabalhistas no estado da Paraíba.

A Marcha das Margaridas é um caminho coletivo de construção de um projeto de sociedade que propõe um Brasil sem violência, onde a democracia e a soberania popular sejam respeitadas, a partir de relações justas e igualitárias.

Os preparativos para a 7ª edição da Marcha das Margaridas ocorrem desde 2021, em todo o país.

Na região, a próxima reunião preparatória para esta grande mobilização deverá ocorrer em Mutum, no próximo mês de abril.

Thomaz Júnior

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.