MANHUAÇU (MG) - A APAE Manhuaçu montou uma tenda na Praça Cordovil Pinto Coelho para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down. Assistidos, familiares e educadores fizeram abordagem a pessoas durante todo o dia no Centro de Manhuaçu com a entrega de um panfleto e de flores.
“Essa data ela é mundialmente comemorada, aprovada pela ONU em 2012, com o propósito de despertar nas pessoas que o portador de Síndrome de Down pode conviver da mesma forma que todos nós: com liberdade, com inclusão social, essa é a principal proposta dessa data: despertar a comunidade. Sempre nós reforçamos essa data, divulgamos, fazemos esse trabalho que nós estamos fazendo aqui no centro da cidade para mobilizar a sociedade da importância dos portadores de Síndrome de Down para a inclusão e para o seu dia a dia”, destaca o presidente Charbel Felipe Silva.
O dia 21/03 é o dia internacional da Síndrome de Down. A data faz referência aos três cromossomos presentes no par 21 que caracteriza essa condição genética. O diagnóstico pode ser feito a partir do quinto mês de gestação, fazendo com que o tratamento seja precoce.
Parte da população não tem conhecimento sobre o assunto e vê a pessoa com Síndrome de Down diferente dos demais, mas é importante lembrar que todos nós somos diferentes.
O dia é importante para celebrar a vida da pessoa com Síndrome de Down, incentivando a convivência na sociedade e também para lembrar que eles são capazes de fazer tudo aquilo que almejam.
O lema deste ano é “Faça com a gente, não pela gente”, justamente com o intuito de reforçar a autonomia e protagonismo deles, dando importância de incluir, inserir e jamais excluí-los.