MANHUAÇU (MG) - Manhuaçu sediou na terça-feira (21/03) o seminário “Governo sem Papel – A Era das Licitações”, promovido pelo Consórcio Intermunicipal Multissetorial da Região do Entorno do Caparaó (CIS-Caparaó). Com apoio da Câmara de Manhuaçu, o evento aconteceu no anfiteatro da casa do legislativo na parte da manhã e durante à tarde. O seminário foi patrocinado pelas empresas 1Doc e Licitar Digital e também teve o apoio da VA Sistemas.
Realizado em várias cidades, o objetivo do evento é discutir e conscientizar sobre a importância de soluções digitais e sustentáveis para o futuro visando tornar mais prático o acesso aos serviços públicos. A ideia é eliminar ao máximo a necessidade do uso de documentos em papel na gestão pública. O “Governo sem Papel” tem o propósito ainda de buscar a aproximação de gestões municipais e sociedade civil para promover e identificar mudanças para a evolução no âmbito da administração pública e prestação de serviços aos cidadãos.
O presidente do CIS Caparaó e prefeito de São João do Manhuaçu, Sérgio Camilo, abriu o evento. Ele ressaltou que o encontro busca apontar caminhos para os agentes públicos atuarem com responsabilidade fiscal nos processos de documentação. Camilo destacou que o propósito do curso é apontar caminhos para que os serviços públicos errem cada vez menos. O secretário executivo do CIS Caparaó, Felipe Clemente, também discursou na abertura do seminário e manifestou a disposição do consórcio em fazer a diferença em relação a este tema.
Na parte da manhã, o evento contou com as palestras do advogado e assessor jurídico de municípios e consórcios e especialista em licitações e contratos, Thiago Leal Pedra, da Licitar Digital, de Ítalo dos Santos, analista de implantação da empresa 1Doc, e do advogado Gustavo Valadares, procurador jurídico do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Calcário (CISREC).
No período da tarde, as apresentações foram do advogado Rômulo Hastenreiter, especialista em direito público e assessor jurídico do Colegiado de Secretarias Executivas dos Consórcios Intermunicipais de Minas Gerais/Agência de Políticas Públicas (COSECS-MG/APP), e de Felipe Alexandre Mucci, doutor e mestre em Direito Público pela UFMG e diretor jurídico da Superintendência de Desenvolvimento da Capital – Prefeitura de Belo Horizonte, que participou por videoconferência direto de BH.
Participaram do seminário prefeitos, secretários, vereadores, assessores, advogados, gestores, membros de comissões de licitação e servidores públicos.
Com Assessoria de Comunicação da Câmara de Manhuaçu