SIMONÉSIA (MG) - Uma parceria entre a AMA (Associação dos Amigos do Meio Ambiente) e o escritor Adirson Teles possibilitou a doação de cerca de 1.000 livros para a Escola Estadual João Augusto de Carvalho, do distrito de São Simão do Rio Preto em Simonésia.
Os livros foram adquiridos por meio de campanha através de contatos pessoais e institucionais do escritor Adirson Teles para que esses exemplares pudessem chegar à comunidade. Temas diversos como literatura de ficção, teorias, livros infantis, religiosos foram doados pelo “Projeto Biblioteca Escolar: Formando Agentes”, coordenado pela Doutora Marília Paiva, da Escola de Ciência da Informação da UFMG e subcoordenado pela Vice-Diretora da Biblioteca Central da UFMG Sindier Antônia Alves, além de outros arrecadados na cidade de Arcos (MG) pela professora e escritora Vagna de Oliveira e pela servidora da Fafich/UFMG Gláucia Valverde, que cedeu alguns de seu acervo pessoal.
A entrega dos livros aconteceu na Escola João Augusto de Carvalho, com a presença da Diretora Célia Márcia Teixeira, Vice Diretora Cássia Côrte do Carmo Martins, dos professores Esdras Paulo de Vasconcelos e Henrique Langame Fagundes, além do engenheiro florestal do IEF Kildaire de Lima Brandão, do naturalista Theo Anderson, do biólogo Leandro Belga, do presidente da AMA Eduardo Bazém e do coordenador da RPPN Sossego do Muriqui Amarildo José de Castro.
Eduardo Bazém, presidente da AMA disse que ano passado fez alguns contatos com o então diretor Hudson Vasconcelos ( In memoriam) informando sobre a possibilidade de conseguir os livros e o mesmo se interessou muito, pedindo para retornarem o assunto no início do ano letivo em 2023. "Quando os livros foram disponibilizados, nos empenhamos em busca-los em Belo Horizonte para entrega-los a atual diretora Célia Márcia Teixeira, e assim pudemos participar dessa doação que de certa forma homenageia o saudoso Hudson Vasconcelos, muito admirado pela comunidade simonesiense. Mas toda essa empreitada não seria possível sem o empenho do escritor de nossa região Adirson Teles", destacou Bazém.
A diretora Célia Márcia e sua equipe recebeu os visitantes com um delicioso almoço, mencionou que os livros irão enriquecer a biblioteca do educandário e serão de grande importância para a educação e desenvolvimento dos alunos. Ela também disponibilizou a Escola Estadual João Augusto de Carvalho para outras parcerias com atividades educativas.