Portal Caparaó - Prêmio Criatividade Rural: inscrições terminam nesta sexta
Geral

Prêmio Criatividade Rural: inscrições terminam nesta sexta

30/07/2009 - Atualizado em 31/07/2009 09h15

Termina na próxima sexta-feira, dia 31 de julho, o prazo para quem deseja se inscrever na 4ª edição do Prêmio Emater-MG de Criatividade Rural. Em tempos de tecnologias sofisticadas, a iniciativa da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) visa estimular a criação de alternativas baratas e acessíveis aos produtores rurais para otimização do trabalho e da vida no campo.

Serão premiados os cinco produtores e técnicos que apresentarem os projetos mais criativos, levando-se em conta não só o custo, mas também fatores de impacto social, cultural e ambiental. Para participar, é necessário que os agricultores e pecuaristas candidatos apresentem projetos assistidos por extensionistas de instituições públicas ou privadas de serviços de assistência técnica e extensão rural. A expectativa é que os projetos deste ano ajudem a consolidar ainda mais a iniciativa como um dos caminhos viáveis para a agilidade e facilidade na execução das tarefas rotineiras no meio rural.

José Alves Fonseca, proprietário do sítio do Preguiçoso, no município de Mateus Leme, que conquistou o 1º lugar da edição de 2008, relata como surgiu a idéia do “Rebobinador caseiro de fita gotejadora”: “Trabalhava com reprodução de sementes de cenoura, em uma área de dois hectares, com sistema de irrigação a gotejo e precisei desmontar o sistema. Tentei enrolar as fitas de gotejamento (tipo de mangueira maleável achatada) de todas as formas possíveis, inclusive no braço, mas não consegui. Não queria danificar as fitas, então parei pra buscar a solução e aí veio a idéia”. José diz ainda, que não tem interesse em patentear o invento. “Se outras pessoas puderem se beneficiar, tanto melhor”, afirma.

Segundo o extensionista do escritório local da Emater-MG de Mateus Leme, Afrânio Otávio Nogueira, que assina o projeto do rebobinador, o equipamento agregou vários benefícios, como a agilidade no manuseio das fitas sem dano, redução de mão-de-obra na montagem e desmontagem do sistema de irrigação, diminuição dos custos de manutenção, uso racional da água, além de mais tempo para investir em outras tarefas.

Para o coordenador do concurso, Waldyr Pascoal Filho, o prêmio é uma oportunidade para os produtores rurais exercitarem sua criatividade a serviço da agilização e facilitação de seu trabalho. “Muitas vezes o produtor não tem recursos para resolver dificuldades, então ele inventa, busca soluções criativas e proveitosas para diminuir gastos na produção, aumentar a renda familiar e agilizar o trabalho”, afirma.

De acordo com o presidente da Emater-MG, José Silva, o maior mérito do prêmio está em valorizar e estimular as boas idéias de agricultores e pecuaristas para melhorar a vida no campo. “Idéias simples, mas que facilitam as tarefas de rotina”, ressalta.

Desde que foi criado, em 2006, o Criatividade Rural já premiou 13 agricultores em todo o Estado. “Nossa intenção, ao criar o concurso, foi abrir espaço para a troca de conhecimentos. Estimulamos os agricultores e eles motivam outros. É mais uma ação da Emater-MG para melhorar a qualidade de vida das famílias rurais”, completa o presidente da Emater-MG.

Cronograma

Os cinco premiados terão seus trabalhos divulgados no dia 31 de agosto e a entrega dos prêmio está agendada para 30 de setembro. Os recursos para a premiação são fornecidos pelo Banco do Brasil, que patrocina o evento. 30/07/09 - 13:32 - Assessoria de Imprensa Emater 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.