SÃO JOÃO DO MANHUAÇU (MG) - A Câmara de Vereadores de São João do Manhuaçu realizou reunião ordinária na noite de quarta-feira, 12/04, sob a presidência do vereador Silvânio Moisés Nunes. Cinco indicações e dois projetos de lei foram aprovados.
A sessão foi aberta com o momento de oração conduzido pelo Pastor Robertinho. O vice-prefeito Zé Braz também prestigiou a reunião do Legislativo.
HOMENAGEM
Durante a noite de quarta-feira, 12/04, a Câmara Municipal de São João do Manhuaçu realizou uma emocionante cerimônia para homenagear Joaquim Pereira Félix, que completou 111 anos de idade. O evento foi conduzido pelo vereador presidente da Câmara, Silvânio Moisés Nunes, que entregou uma Moção de Reconhecimento em nome de todos os vereadores e da população local.
O senhor Joaquim nasceu em Piedade (Chalé) em 22 de novembro de 1911, filho de José Pereira Félix e Francisca Pereira da Silva. Ele foi batizado no local conhecido como Pedra Redonda e ao longo da vida morou em São José do Mantimento, Piedade, Meia-Quanto e em Lajinha. No ano de 2000, mudou-se para o município de São João do Manhuaçu, onde reside com um dos filhos, José Luiz Pereira.
Ao longo da vida, Joaquim teve oito filhos, 30 netos, 29 bisnetos e 2 tataranetos. Ele começou a trabalhar desde os oito anos de idade e, mesmo com a idade avançada, ainda hoje ajuda um dos filhos no trabalho diário, tendo prestado relevantes serviços à população de São João do Manhuaçu.
Durante a cerimônia, Joaquim foi acompanhado pelos familiares. O bisneto dele, Júnior Viana, agradeceu pela homenagem.
O vereador Silvânio Moisés Nunes ressaltou a importância da homenagem e destacou a trajetória de vida e dedicação de Joaquim. "É uma honra poder reconhecer a história de vida de uma pessoa tão querida e respeitada por todos. Joaquim é um exemplo de dedicação, trabalho e amor pela família e comunidade", afirmou.
SEGURANÇA NAS ESCOLAS
A questão da segurança nas escolas e creches também foi tema da reunião da Câmara de Vereadores. O tema ganhou urgência com os recentes ataques em São Paulo (SP) e Blumenau (SC), que aumentaram o temor de pais pela segurança dos estudantes também em São João do Manhuaçu. Mobilizadas pelo Whatsapp, diversas pessoas estiveram na Câmara para discutir com vereadores medidas que o município pode tomar para restabelecer a sensação de normalidade nas unidades de ensino.
O aplicativo de troca de mensagens também está por trás do pânico que os pais reconhecem ter se disseminado entre eles, em razão de conteúdos falsos que circulam nos grupos e que têm como foco as escolas de várias regiões. O reforço nas rondas policiais, a instalação de equipamentos de vigilância, o controle no acesso às unidades e até a contratação de vigilância privada foram debatidos.
PROJETOS DE LEI
Na noite de quarta-feira (12), os vereadores da Câmara Municipal de São João do Manhuaçu aprovaram dois projetos de lei de autoria do Poder Executivo.
O primeiro projeto aprovado foi o PL 164/2023, que estabelece as diretrizes para a implementação do Programa Municipal de Integridade e Compliance na cidade. O objetivo é criar um ambiente de trabalho que promova a transparência, integridade e efetividade das ações governamentais, por meio da conscientização dos funcionários sobre a importância de adotar e conduzir suas atividades com base em princípios éticos e morais. A compliance na prefeitura busca gerar um ciclo virtuoso de sucesso e estabelecer um modelo exemplar de gestão pública.
O segundo projeto aprovado foi o PL 163/2023, que altera a margem de consignado dos servidores públicos municipais. Com a mudança, as consignações em folha de pagamento terão como limite máximo 45% da remuneração bruta mensal do servidor, excluindo-se as verbas de caráter extraordinário e/ou transitório, eventual ou indenizatório, e abatendo-se os descontos obrigatórios.
INDICAÇÕES
Na reunião ordinária desta quarta-feira (12), a Câmara Municipal de São João do Manhuaçu aprovou uma série de indicações propostas pelos vereadores, visando melhorias e benefícios para a população local.
As indicações aprovadas incluem propostas relacionadas à saúde, infraestrutura, segurança e bem-estar animal. De autoria dos vereadores Silvanio Nunes, Leninha do Preto, Adão Vieira, Suely Tavares e João Carlos Júnior, a Indicação 011/2023 sugere a contratação de um médico neuropediatra para atender os autistas do município. Já a Indicação 012/2023 solicita o calçamento de um morro nas proximidades da Capela São João XXIII, no Córrego das Flores.
De autoria dos vereadores Célio Coutinho, Degmar Alves, Elias Mariano e Joelma Domiciano, a Indicação 013/2023 propõe a contratação de uma empresa para realizar a castração química de cães e gatos abandonados nas ruas da cidade. A Indicação 014/2023 sugere a elaboração de um projeto de segurança para as creches e escolas municipais. Por fim, a Indicação 015/2023 solicita o melhoramento do trecho da estrada principal no Córrego Crisciúma, próximo à propriedade do Sr. Dirley Carlos de Oliveira.
Essas indicações foram aprovadas pelos vereadores e agora seguem para análise do Poder Executivo, responsável por avaliar a viabilidade das propostas e, caso sejam aceitas, realizar as ações indicadas.
Assessoria de Comunicação