Portal Caparaó - Engenheiro do IEF visita reserva natural Sossego do Muriqui
Geral

Engenheiro do IEF visita reserva natural Sossego do Muriqui

17/04/2023 - Atualizado em 18/04/2023 08h15

SIMONÉSIA (MG) - A Reserva Particular do Patrimônio Natural Sossego do Muriqui, a maior unidade de conservação da região, localizada no município de Simonésia, recebeu a visita do engenheiro florestal Kildaire de Lima Brandão, do Instituto Estadual de Florestas (IEF), na última semana. Ele foi conhecer o Plano de Manejo da reserva, que foi criada em 2018 pela Mineração Curimbaba, e a Base de Campo provisória, que serve de apoio a visitantes e pesquisadores.

Kildaire foi recebido pelo naturalista Theo Anderson, pelo gestor da RPPN Amarildo José de Castro e pelos membros da Associação dos Amigos do Meio Ambiente (AMA) Eduardo Bazém e Leandro Belga. Eles apresentaram o projeto em curso na reserva, que conta com o incentivo e o apoio do IEF e da Mineração Curimbaba, empresa proprietária da área. Eles destacaram a importância da preservação da Mata Atlântica e do envolvimento da comunidade local nas ações de conservação.

O engenheiro do IEF elogiou o trabalho realizado pelos gestores e parceiros da reserva, que vem cumprindo o Plano de Manejo com responsabilidade. Ele disse que ficou satisfeito em ver as melhorias na sinalização e na infraestrutura da reserva desde a sua última visita em 2018, quando fez o laudo de vistoria para a sua criação. Ele afirmou que o compromisso pela preservação da área é de todos e que o IEF continuará apoiando as iniciativas da RPPN Sossego do Muriqui.

Segundo Kildaire, além do ganho ambiental com a criação da reserva, o senso coletivo do envolvimento da comunidade local (rede formal de ensino, moradores do entorno e administradores da RPPN) é muito notório e salutar, quando todos têm um compromisso único de firmar parcerias em prol da preservação da área, assim como pelo desenvolvimento sustentável da região.

A RPPN Sossego do Muriqui é uma importante iniciativa da Mineração Curimbaba para preservar a biodiversidade da Mata Atlântica em nossa região, e a visita do IEF reforça o compromisso de todos os envolvidos em conservar essa área significativa de floresta. A preservação da natureza deve ser uma ação coletiva, e a RPPN Sossego do Muriqui é um exemplo a ser seguido por outras iniciativas de preservação na região.

Redação do Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.