MANHUAÇU (MG) - Dezenas de pessoas, a grande maioria empunhando balões azuis participaram na tarde deste sábado, 15, da 2ª Passeata do Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A mobilização é alusiva ao Dia Mundial e o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo, celebrados em 2 de abril. A Associação de Mães e Amigos dos Autistas de Manhuaçu mobilizou outros grupos a participarem, para que a mensagem sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) chegue ao conhecimento de todos.
Antes da passeata, os participantes acompanharam uma palestra realizada pela Neurologista e Neuroimunologista, Jéssica Sainça sobre o tema. Em seguida, a 2ª Passeata iniciou na esquina das Ruas Antônio Wellerson com Joaquim Gonçalves Dutra, passando pelas Praças Cordovil Pinto Coelho, Amaral Franco, Salime Nacif, Antônio Pupim, Getúlio Vargas, Juventino Nunes, Leandro Gonçalves e Centro.
Uma das faixas chamava a atenção com a mensagem de que, o Autismo não vem com um manual. Ele vem com pais, que nunca desistem. “A inclusão, começa no coração”. Outras também davam destaque, para promover conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas e, que ninguém faça julgamento sem conhecer.
O autismo, atualmente chamado de Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição caracterizada por comprometimento na comunicação e interação social, associado a padrões de comportamento restritivos e repetitivos. Estudos revelam que, os sinais do TEA começam na primeira infância e persistem na adolescência e vida adulta.
Por isso, o trabalho de conscientização de toda a sociedade é imprescindível, para que entendam que o autista tem todos os direitos e devem ser respeitados. O próximo evento da Associação de Mães e Amigos dos Autistas de Manhuaçu (AMAAM) será um culto, na 3ª Igreja Presbiteriana, no dia 26 de abril.
Eduardo Satil / Cidade Total