Portal Caparaó - Sucesso do ATeG Pós-Ciclo é apresentado na região das Matas de Minas
Agronégocios

Sucesso do ATeG Pós-Ciclo é apresentado na região das Matas de Minas

21/04/2023 - Atualizado em 21/04/2023 18h36

MANHUAÇU (MG) - A 24ª edição do Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas contou com produtores atendidos pelo ATeG Café+Forte Pós-Ciclo da FAEMG/SENAR. Eles participaram de encontro para a apresentação dos resultados da safra 21/22 do grupo de 75 cafeicultores.

Os dados mostraram que 100% do grupo obteve lucro na atividade e que média de produção de sacas por hectare foi de 34,8. "Esse número é quase 30% maior que a média nacional de 2022 divulgada pela Conab, que foi de 27,4 sacas", explicou o supervisor do programa na região, Daniel Prado. Ele também apontou que a renda bruta gerada pelo grupo ultrapassou R$ 37 milhões no período.

O supervisor destacou que o grupo é formado por pequenos produtores. “Eles estão se desenvolvendo ainda mais com o acompanhamento pós-ciclo", elogiou. Daniel também citou o comprometimento com o programa e a melhoria da qualidade dos cafés como diferenciais da turma. "Um dos novos objetivos é incentivar o grupo a investir na certificação e na exportação", completou Daniel.

Na reunião, o consultor do Agro Br Paulo Marcius apresentou o programa ao grupo explicando o funcionamento e o passo a passo para se cadastrar. Ele reforçou a relevância da preparação dos produtores para acessar novos mercados. “O ATeG oferece grandes vantagens e vocês podem aproveitar todo esse conhecimento sobre o produto de vocês para expandir o negócio vendendo diretamente para o exterior, e nós podemos e queremos ajudá-los”, pontuou o consultor aos produtores.

O gerente do Sistema Faemg Senar em Viçosa, Marcos Reis, acompanhou o evento e apresentou dados do ATeG no Brasil e em Minas. Reis lembrou que o grupo é o primeiro de pós-ciclo em todo o país. “Esse é um grupo piloto e pelos resultados vemos que está dando muito certo. Temos ajustes a fazer, mas está claro que os produtores continuaram melhorando e crescendo na atividade com o pós-ciclo”.

Nathalia Rabelo, da gerência de Assistência Técnica e Gerencial do Sistema Faemg Senar e Lucas Dias, analista do programa na área de Vegetais, acompanharam a reunião. Nathalia lembrou que fez parte da construção da modalidade e agradeceu aos produtores e ao parceiro Cresol por acreditarem e se empenharem para o sucesso do pós-ciclo “Fico feliz e satisfeita por encontrar os produtores e suas famílias e ver que os resultados são excelentes. Estamos no caminho certo”, comentou.

Parceria

Para viabilizar o ATeG Pós-Ciclo, o Sistema Faemg Senar conta com a parceria da Cresol. O vice-presidente da cooperativa em Minas Gerais, Jerônimo Navarro, esteve no evento e enfatizou a relevância da ação conjunta para a melhoria da qualidade de vida dos produtores.

Ele lembrou que a Cresol foi idealizada por produtores rurais, e poder ajudá-los a acessar assistência técnica de qualidade é valioso para a entidade. “Recebemos essa demanda dos produtores e técnicos e ficamos felizes com os avanços alcançados. O ATeG desenvolve um trabalho espetacular que tem trazido resultado no bolso do produtor. É gratificante para nós fazer parte dessa evolução e contribuir para que os produtores deem novos passos no empreendedorismo rural, como a exportação”, salientou.

Homenagens

Os técnicos que atendem ao pós-ciclo escolheram oito produtores que foram homenageados como destaques. O momento marcante enfatizou a experiência transformadora do ATeG Café+Forte na vida das famílias assistidas. Todos os homenageados contaram suas histórias com o programa e agradeceram ao Sistema Faemg Senar pela oportunidade.

 “O meu cafezal estava pedindo socorro e hoje ele está transformado! Sou grata ao ATeG que fez toda a diferença na minha propriedade e na minha vida”, disse Lucileia Simiqueli atendida pelo técnico de campo Michel Silva em Espera Feliz.

Geraldo Gomes, produtor assistido em Simonésia pelo técnico Jorge Araújo, foi ainda mais longe: “O Sistema Faemg Senar mudou minha vida”, celebrou. Geraldo contou que no início ficou desconfiado do programa, mas seis anos depois reconheceu os benefícios. “O ATeG representa grandeza para minha propriedade e minha família. Eu estava sem rumo. Tinha boa altitude, bom terreno, mas não tinha atitude”, exemplificou.

O técnico Jorge Araújo lembrou que Geraldo merece destaque porque estava quase desistindo da atividade. No entanto, com o atendimento e dedicação, passou de uma propriedade com sete mil plantas para mais de 30 mil pés de café. Geraldo Magela, de Araponga, foi um dos produtores que buscaram apoio junto à Cresol para viabilizar o grupo, já que era membro do conselho da cooperativa.

Ele contou que com o ATeG aprendeu a valorizar mais o seu trabalho. Outro aprendizado, afirmou, foi que organizar a gestão o ajuda no processo de sucessão familiar e que está se preparando para exportar.

 “A Cresol abraçou a causa junto ao Sistema Faemg Senar e nos ajudou a continuar no processo de desenvolvimento e capacitação. O agricultor precisa de confiança e o ATeG nos dá isso”, comentou. O técnico de campo Laio Almeida destacou a motivação do produtor em aprender e especialmente em mostrar aos filhos o potencial do negócio da família.

Na abertura do evento, o Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu, o Sistema Faemg Senar e o Programa de Assistência Técnica e Gerencial - ATeG Café+Forte foram homenageados pela importante atuação na expansão da qualidade dos cafés da região.

Durante o dia, o estande o Sistema Faemg Senar recebeu produtores e autoridades e sediou uma reunião da Associação dos Sindicatos do Produtores Rurais da Região das Matas de Minas (ASSMATAS). As pautas trataram de possibilidades de continuidade de grupos do programa ATeG Café+Forte na região e alternativas para a pecuária leiteira no território.

O presidente da entidade, Felipe Alves, conduziu o encontro que contou com presidentes dos Sindicatos de Manhuaçu, Divino, Lajinha, Sericita, Simonésia e Caratinga. O gerente do Sistema Faemg Senar em Viçosa, Marcos Reis, e a gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema Faemg Senar, Silvana Novais acompanharam a reunião.

Durante a tarde do primeiro dia e durante todo o segundo dia, o Sindicato dos Produtores Rurais ofereceu Oficina de Barista.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.