SOLEDADE / MANHUAÇU (MG) - Com uma programação que resgata a tradição, a cultura e aproxima os moradores da comunidade, foi realizado no último final de semana o 7º Encontro dos Soledadenses, no Córrego da Soledade, distrito de São Sebastião do Sacramento. O evento é organizado pelo Instituto Soledade (InSol) e contou com aporte financeiro da Prefeitura de Manhuaçu e o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Secretaria Municipal de Saúde e Samal, além de patrocinadores e pessoas da comunidade que colaboraram com o evento.
O encontro é realizado desde de 2015, tendo uma pausa devido a pandemia da Covid-19, teve uma programação de três dias, onde toda a comunidade pôde participar. No evento de sábado (29/04), conhecido como Noite da Lamparina, houve uma corrida da lamparina, partilha de quitutes, roda de viola e sanfona e a atração principal, a Orquestra de Viola Caipira Vale do Aço.
“É uma tradição muito bonita, que a Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, temos o prazer de apoiar. A Prefeita Imaculada sabe da importância de se manter apoio às tradições e não tem medido esforços para que isso aconteça”, comentou Daniel Vieira, secretário da pasta.
No sábado (29) também houve a entrega da Comenda InSol, que neste ano homenageou postumamente a Dona Maria Mendes de Almeida Rocha, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade. A entrega da homenagem foi feita à família pelo presidente do instituto, Adilson José da Silva, após a leitura do histórico de Dona Maria, feita por Dona Conceição, amiga da homenageada.
Estiveram presentes no evento o procurador geral do município Ronaldo Garcia, secretário de comunicação Klayrton de Souza, o presidente da Câmara de Manhuaçu Gilson César da Costa e a vereadora Eleonora.
SECOM Prefeitura de Manhuaçu