MANHUMIRIM (MG) - No último domingo, aconteceram as solenidades de oficialização do Patrono da Academia Manhumiriense de Letras (AML) e posse dos novos membros. O evento foi apresentado pelo radialista Amarildo Teixeira e conduzido pela atual presidente da AML, Luci Porcaro Nunes.
Entre os novos membros que tomaram posse o Padre José Raimundo da Costa, SDN (Padre Mundinho), Mineiro de Serranos-MG e atual Superior Geral da Congregação dos Missionários de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, além da poetisa Nilda de Paula Nolasco e do poeta, ator e músico Idany Almeida de Carvalho.
Durante o evento, foi lançado o livro intitulado "Padre Júlio Maria De Lombaerde e o Caminho da Santidade", da escritora e poetisa Gísila Couto, natural de Bom Despacho, membro fundadora da Academia Bondespachense de Letras.
PATRONO
A AML foi fundada em 14 de dezembro de 2017 por iniciativa de Célia Maria Barbosa Rodrigues, que enviou uma carta para a Prefeitura de Manhumirim e Câmara Municipal com o projeto de criação, acatado pelo então vereador Jésus Antônio Aguiar. A matéria foi aprovada pela Câmara Municipal e pela Administração. Desde então, a academia tem como objetivo valorizar e divulgar a cultura e a literatura da região.
Na cerimônia de domingo, 30/04, a Academia Manhumiriense de Letras passou a se chamar Academia Manhumiriense de Letras "Padre Demerval Alves Botelho" em homenagem ao patrono da academia, que dedicou sua vida à pastoral vocacional e ao legado do fundador da congregação, Padre Júlio Maria de Lombaerde, com quem conviveu.
Padre Demerval Alves Botelho nasceu em 19 de novembro de 1923, na fazenda São Geraldo, Humaitá, Mutum, e faleceu em 05 de agosto de 2019, em Manhumirim.
DIRETORIA
A atual diretoria tem como Presidente Luci Porcaro Nunes, Vice: José Geraldo Barbosa, 1ª Secretária Solange Nasser Vicente, 2ª Secretária Zilar Chaves Correa. Tesoureiro: Sebastião Tristão Ribeiro, 2ª Tesoureira, Telma Januária Vieira. Conselho fiscal: Eromyr Mendes Ruiz, Lourder Bernadete Ferreira Rodrigues e Lídia Maria Nazaré Alves. Suplentes do Conselho Fiscal: João Rosendo Alvim Soares. Ana Maria de Carvalho Leite. Ana Maria Silva.
Com a posse dos novos membros e a oficialização do Patrono, a Academia Manhumiriense de Letras continua a cumprir seu papel de fomentar a cultura e a literatura local, homenageando aqueles que contribuem para a riqueza cultural da região.
Cidade Total / Teógenes Nazaré