MANHUAÇU (MG) - A Secretaria Municipal de Saúde confirmou, nesta segunda (08/05), a primeira morte por dengue deste ano em Manhuaçu. O paciente, de 51 anos e morador da região central da cidade, faleceu três dias após dar entrada no Hospital César Leite em 11 de abril. Ele sofria de problemas cardíacos e estava fazendo uso de medicação específica. A Fundação Ezequiel Dias (FUNED), em Belo Horizonte, realizou exames para confirmar a causa da morte, descartando inicialmente a suspeita de dengue hemorrágica.
Manhuaçu já registrou 2.711 notificações e 2.693 casos confirmados de dengue em 2023, com apenas um caso suspeito de morte por dengue sendo descartado após exames. Não há casos suspeitos de zika, mas há cinco notificações de chikungunya ainda sem confirmação.
A Prefeitura de Manhuaçu emitiu uma nota expressando solidariedade à família do paciente e informando que a investigação continua devido à suspeita de dupla contaminação por dengue e chikungunya.
Leia a íntegra da Nota:
“A Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o município teve a sua primeira morte por arbovirose confirmada.
O óbito ocorreu em 14 de abril de 2023. Como de praxe, após tendo conhecimento do fato, a Vigilância em Saúde do município procedeu com a investigação, tendo o resultado dos exames chegado na última semana. O caso continua a ser investigado, devido a suspeita de dupla contaminação, tendo os exames acusado infecção por dengue e chikungunya.
A Prefeitura de Manhuaçu se solidariza com a família neste momento de dor e que Deus conforte os seus corações.
A Prefeitura de Manhuaçu também informa, que os trabalhos de combate ao mosquito Aedes aegypti, realizados pela Vigilância Ambiental, acontecem durante o ano todo, e que foram reforçados neste período de epidemia.
A Prefeitura de Manhuaçu reforça a necessidade da população fazer a sua parte e colaborar, não deixando recipientes com água parada, vistoriando sempre a sua casa, além de manter quintais limpos e fazer o descarte do lixo da forma correta e nos horários de coleta.”