MANHUAÇU (MG) - Paixão é o sentimento que define a relação de Fabiano Diniz com o universo do café especial. Os olhos cheios de brilhos e a voz que entoa alegria são as marcas primárias do produtor rural Fabiano Diniz, 27 anos.
O jovem cafeicultor tem a experiência no DNA, já que é a quarta geração da família no café. E foi o talento nato e muita “mão na massa”, que fizeram com o que ele ganhasse o título de melhor café da região das Matas de Minas, que inclui 64 municípios de Minas Gerais, que são banhados pela bacia do Rio Doce. Além da conquista do primeiro lugar, o café de Fabiano Diniz faz parte de um lote limitado de uma edição especial de Drip Coffee com 1.000 unidades que acaba de ser lançado pela Coffee Mais.
Fabiano é um visionário que, ao lado da irmã, colocou em prática o sonho do plantio de café especial na propriedade Sítio Alto da Serra, que fica em Manhuaçu, distrito de Dom Corrêa. Alucinado pelo plantio de café especial, ele conta que já passou por quase todos os cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) – entre degustação a partir da Classificação Oficial Brasileira, degustação especiais, baristas, torrefação, entre outros. “Estou me formando agora em técnico em cafeicultura pelo Instituto Federal Sudeste e sou um amante de cafés”, fala em tom de animação.
Apesar de todo esse amor incondicional, Fabiano decidiu “ganhar o mundo” e foi trabalhar em caminhos distantes do cafezal. “Trabalhei com caminhão assim que tirei a carteira. Nessa altura do campeonato [em 2018], minha irmã já se interessava pelos cafés especiais e fez a primeira tentativa com o terreiro suspenso. Eu estava desanimado com caminhão, resolvi arriscar mais fundo. Tentamos de novo, em 2019, e conseguimos vender uma saca e meia”, contou.
Esse foi o pontapé inicial para ele viver 100% da imersão no universo especial do café especial. Foi aí que ele começou a buscar conhecimento, perguntar e conhecer as referências do mercado. “Nessa caminhada, eu sempre estava com o celular na mão e contava com o apoio da minha família. O resultado veio em 2020, quando conseguimos bater umas 10 sacas [cada saca tem 60kg] com 87 pontos”, lembra-se.
Mas isso ainda não deixou Fabiano satisfeito e ele procurou colecionar conhecimento com o propósito de aumentar o nível dos cafés, bem como a pontuação das sacas colhidas no terroir das Matas de Minas. “Em 2021, depois de testes mirabolantes, consegui o tão esperado café de 89 pontos e fui vice-campeão nacional da Fairtrade (certificação com respaldo mundial de comércio justo e solidário), o quarto lugar regional da Emater e minha irmã ficou com o segundo lugar no concurso Cafe das Mulheres de Manhuaçu”, explica cheio de orgulho.
A ousadia dos irmãos abriu portas de comércio na Europa e na Ásia com os cafés campeões. “Sou certificado Fairtrade e atual campeão nacional da Golden Cup 2022 com o mesmo lote do concurso da Cafebras e tenho na fazenda áreas certificadas orgânicas.”
E é esse café que ganhou o protagonismo nas cafeterias na Dinamarca e Alemanha que poderá ser apreciado pelos brasileiros, na série Origens Brasileiras Cafebras, que lançará seis campeões das principais regiões cafeeiras do Brasil, em 2023.
Para comprar o Drip Coffee edição limitada do cafeicultor Fabiano Diniz é só acessar o seguinte endereço: https://coffeemais.com/pages/cafes-dos-campeoes-da-cafebras
Concurso
A Coffee ++ foi criada no dia 06 de outubro de 2020, com o objetivo de deixar no Brasil os cafés que sempre foram exportados. De acordo com o CEO da Coffee ++, Leo Montesanto, a Coffee ++ nasceu com o propósito de deixar no Brasil os cafés campeões de concurso que sempre foram exportados. “Sempre sonhamos em deixar o Brasil os melhores cafés do mundo e nunca medimos esforços em busca desse propósito. Mas isso só pode se tornar uma realidade a partir do apoio de parceiros com os mesmos ideais… e foi assim que nossos caminhos se cruzaram com o da Cafebras”, conta.
A parceria com a Cafebras, empresa brasileira especializada em descobrir cafés extremamente raros em diferentes regiões do país, com o objetivo de encontrar produtores apaixonados por cafés especiais e focados na qualidade do produto. A partir dessa parceria, a Coffee ++ materializou o sonho de oferecer aos brasileiros um café de extrema qualidade em uma série especial, com seis lançamentos cultivados em seis regiões do Brasil. Sendo que todos os cafés foram escolhidos pelo júri especializado convocado pela Cafebras que renderam cafés premiados do Concurso Origens Brasileiras Cafebras.