MANHUAÇU (MG) - No dia 18 de maio é comemorado o Dia Nacional de Luta Antimanicomial, um dia para que toda a comunidade tenha a oportunidade de se unir junto às equipes da saúde mental em uma única voz, contra a volta dos manicômios.
Por conta disso, a Secretaria de Saúde de Manhuaçu, por meio da Coordenação de Saúde Mental, fará no dia 17 de maio, a partir das 13 horas, no Anfiteatro da Câmara Municipal, um seminário para compartilhar as experiências e o trabalho da rede de atenção psicossocial do município.
O tema abordado este ano é “Plantando a esperança, reflorestando o amanhã: pessoas são para dar frutos doces e tantans”. Toda a comunidade é convidada a participar deste momento!
18 de Maio - Dia Nacional de Luta Antimanicomial
O movimento deu origem a uma política pública chamada Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que substituiu os manicômios no tratamento da saúde mental. Os CAPS foram criados para que os serviços voltados para a saúde mental garantam um atendimento que supere a lógica do isolamento social, trazendo os familiares e a comunidade para atuar junto no cuidado dos usuários.
Em Manhuaçu existem três unidades do CAPS: o CAPS II, o CAPS Ad Despertar! e o CAPSi. Estas unidades e seus servidores, lutam todos os dias contra a política do manicômio, a segregação e pela reinserção dos pacientes na sociedade.
SECOM Prefeitura de Manhuaçu