Portal Caparaó - Fluxo assistencial de vítimas de queimaduras é apresentado pela SRS Manhuaçu
Geral

Fluxo assistencial de vítimas de queimaduras é apresentado pela SRS Manhuaçu

16/05/2023 - Atualizado em 16/05/2023 15h55

MANHUAÇU (MG) - A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu e Hospital Casa de Caridade de Carangola realizaram, na quarta-feira, 10 de maio, reunião técnica para alinhamento junto às portas hospitalares do fluxo assistencial de pacientes vítimas de queimaduras das macrorregiões de Saúde Sudeste e Leste do Sul.

O médico cirurgião geral do Hospital Casa de Caridade de Carangola, Roberto Ferreira, frisou que a reunião de alinhamento ocorreu em um momento oportuno. “Toda queimadura deve ser vista como um trauma e avaliada de acordo com o protocolo de atendimento do paciente traumatizado”, reforçou o médico, que aproveitou a oportunidade para passar orientações essenciais para avaliação e classificação dos pacientes em relação à unidade de tratamento e distribuição nos leitos e vagas.

O superintendente regional de Saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau Lacerda, afirmou que a SRS Manhuaçu provocou essa agenda, tendo em vista que é gestora da rede de assistência à saúde no território. “Nosso intuito é organizar o fluxo assistencial da linha de cuidados aos queimados. Trata-se de um serviço implantado recentemente e, portanto, é fundamental que todos os pontos da rede estejam em sintonia e com conhecimento dos protocolos. Nosso objetivo principal é promover valor em saúde e melhores condições de atendimento aos pacientes”, pontuou.

Hospital Casa de Caridade de Carangola

O Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Casa de Caridade de Carangola, na região da Zona da Mata Mineira, passou a integrar a Rede Estadual de Queimados, sendo referência para as macrorregiões de Saúde Sudeste e Leste do Sul.

O serviço foi credenciado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) no final de 2022, e já começou o atendimento aos pacientes com queimaduras tipo 2, ou seja, de segundo grau, com até 20% de superfície corporal queimada. 

 “Ser referência no tratamento de queimados é desafiador para nossa instituição, e vamos nos capacitar para melhor atender toda nossa região”, destacou Anazi Junior Soares Portilho, responsável técnico da enfermagem na Casa de Caridade de Carangola.

Rede de Queimados

A Rede de Queimados faz parte dos projetos prioritários da SES-MG, e visa enfrentar o problema de assistência na saúde pública ao paciente queimado. Em Minas Gerais, são apenas três os centros habilitados pelo Ministério da Saúde para esse tipo de atendimento, que ficam em Belo Horizonte, Uberlândia e Montes Claros, obrigando os pacientes a se deslocarem longas distâncias em busca de tratamento. Por essa razão, a SES-MG iniciou o projeto para ampliar o acesso e também a rede como um todo, dando mais assistência a esse tipo de paciente.

O projeto passou a ser executado com diretrizes de estruturação estabelecidas por deliberações e resoluções, contemplando três tipos de tratamento de queimados no âmbito estadual e credenciamento de mais hospitais, como foi o caso do Hospital Casa de Caridade de Carangola.

Antonio Rodrigues

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.