Portal Caparaó - Combate a Exploração Sexual contra crianças e adolescentes em Caputira
Geral

Combate a Exploração Sexual contra crianças e adolescentes em Caputira

18/05/2023 - Atualizado em 18/05/2023 16h32

CAPUTIRA (MG) - O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra crianças e adolescentes, 18 de maio, instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000, foi marcado com uma programação toda especial pelo CRAS de Caputira.

A equipe do Departamento de Assistência Social elaborou um projeto para a realização dessa Campanha, que teve início no dia 02/05 e ainda irá acontecer durante todo o mês, com palestras lúdicas para as crianças e palestras informativas para os adolescentes e para as famílias, abordando as consequências da violência sexual na vida das vítimas.

As palestras aconteceram nas escolas, igrejas e creches municipais e no dia 18/05, os alunos foram às ruas com faixas, cartazes, folders e com a flor símbolo da campanha, que simboliza a delicadeza e a fragilidade de uma criança.

Após a passeata, os alunos tiveram uma palestra com o Promotor de Justiça da I Promotoria da Comarca de Abre Campo/MG Dr. Thiago Vinícius Teixeira Pereira, que abordou as consequências penais para o abusador, bem como a legislação que ampara e protege as crianças e adolescentes. 

Dr. Thiago também orientou aos conselheiros tutelares e órgãos da Assistência Social sobre a atuação diante dos casos de abuso, bem como a importância da agilidade, sigilo e acompanhamento da vítima.

De acordo com Juliana Lima, Assistente Social e Diretora do Departamento, o objetivo da mobilização é convocar toda nossa comunidade para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes, ou seja, é a mobilização com foco  na prevenção. "Acredito que para combater qualquer problema é preciso conhecê-lo, daí a importância dessa campanha e de todo esse trabalho em parceria com as escolas e as famílias", concluiu Juliana. 

Qualquer suspeita ou ato de violência, exploração ou abuso contra crianças e adolescentes precisa ser denunciado imediatamente. Disque 100. Acione o Conselho Tutelar, a Policia Militar ou CRAS.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.