REDAÇÃO - Desafiar o próprio limite do corpo, para saber até onde resiste debaixo do sol e madrugada, as atletas manhuaçuenses, Raquel Lacerda e Rose Valentim, decidiram enfrentar mais um desafio, e participaram da 3ª edição da Ultramaratona 24h de Natal/RN. O evento foi promovido pela Clube de Atletismo do Rio Grande do Norte, que ofereceu as modalidades de 50 km, 100 km e 24 horas, na pista de atletismo (400 mts).
A prova e reconhecida pela Federação Norte-rio-grandense de Atletismo (FNA), com árbitros credenciados. As duas amigas atletas inseparáveis, que escolheram correr 24 horas na Ultramaratona da cidade de Natal, iniciaram a competição às 7h da manhã de sábado (20), na pista de atletismo e encerraram o desafio às 7h deste domingo (21).
Por tratar-se de uma prova de alto desgaste físico, a organização do evento recomendou que os atletas inscritos tivessem total conhecimento dos riscos a que estariam expostos. Assim, todos tiveram que apresentar atestado médico e assinar o termo de responsabilidade da ficha de inscrição, em que isentam a organização de qualquer obrigação sobre possíveis danos à sua saúde.
Raquel Lacerda e Rose Valentim tiveram um excelente desempenho na prova 24 horas, devido à disciplina durante o período em que se preparavam nos mais variados percursos em Manhuaçu, pois sabiam que encontrariam no Rio Grande do Norte muitos competidores fortes, experientes com “fome” no pódio. Mas, elas não se sentiram intimidadas. Raquel Lacerda lesionou no mês passado devido aos treinos constantes, mas a força de vontade falou mais alto. Recuperou em tempo hábil, para participar da tão sonhada competição.
A ultramaratonista, Rose Valentim ficou em 2º lugar geral e gravou 194 kms na história da ultramaratona 24 horas no Rio Grande do Norte e, a ultramaratonista, Raquel Lacerda fez 140 kms, classificada em 8º lugar geral e 2ª colocada na faixa etária da ultramaratona no Rio Grande do Norte.
Eduardo Satil / Cidade Total