MANHUAÇU (MG) - A Energisa Minas Rio divulgou o investimento de R$ 258 milhões para este ano em toda sua área de concessão. Em visita a Manhuaçu, o diretor presidente Eduardo Mantovani concedeu a entrevista ao Portal Caparaó sobre o investimento que a empresa está fazendo na região.
As obras vão proporcionar maior confiabilidade no sistema elétrico com a melhoria da qualidade da energia entregue aos clientes, com o aumento da capacidade e substituição de cabos, especialmente para a chegada da safra de café. Também serão realizadas obras de segurança para a população das áreas urbanas, modernização na rede e instalação de equipamentos automatizados.
“Bom primeiro é um prazer estar falando com vocês aqui. A Energisa Minas Rio atende a 65 municípios no estado de Minas e dois no estado do Rio de Janeiro. Esses investimentos têm como objetivo principalmente modernizar a rede e dar uma maior flexibilidade operacional. A gente já tem uma qualidade de serviço muito boa, comparativamente às demais empresas do Brasil, e obviamente, além de ser acompanhado pela pelo órgão regulador – ANEEL, o mais importante para nós é a percepção do cliente com relação à qualidade do serviço que nós prestamos”, destaca o diretor presidente.
Eduardo Mantovani detalha o que está previsto para a região de Manhuaçu. “Dentro dos investimentos que estamos planejando para toda a área de concessão, temos vários na região de Manhuaçu. A gente tem previsto aqui investimentos de automação de rede, melhoria da qualidade operacional da rede, substituição de condutores mais antigos, interligação entre alimentadores e temos também, nesse horizonte desse triênio, a implantação de uma nova subestação em Martins Soares. Manhuaçu e Manhumirim são bem atendidas então a gente colocando uma nova subestação, vamos aliviar um pouco a carga das outras subestações e permitiremos que o sistema opere de forma mais flexível e menos problemática”, pontua.
ASSISTA A ENTREVISTA COMPLETA
Somente em 2023, é previsto um investimento de cerca de R$ 6,5 milhões no sistema elétrico da região que vai contemplar as cidades Manhuaçu, Santa Margarida, Santana do Manhuaçu, Realeza, Manhumirim, Alto Jequitibá e Matipó.
Entre as grandes obras, estão as melhorias nas linhas de distribuição de alta tensão que interligam as subestações de Matipó e Manhuaçu e de Padre Fialho e São Miguel do Anta; automação da subestação de São Miguel do Anta; substituição de torres de comunicação, substituição dos equipamentos das subestações da região de Matipó, Manhuaçu e São Miguel do Anta.
SAFRA
Como o perfil da região é muito forte no segmento cafeeiro, a Energisa Minas Rio planejou os investimentos para garantir também o atendimento à demanda dos cafeicultores.
“Para poder atender bem e fazer os investimentos para atender especificamente essa região, o que a gente pede é que os produtores mantenham o cadastro dos seus equipamentos atualizado. A Energisa Minas Rio precisa saber as cargas, tipo, potência dos equipamentos que eles precisam nessa época da safra. A gente soma essas cargas para ver qual que é a capacidade do sistema da nossa rede que precisamos para poder atender esse cliente. Estamos fazendo investimentos significativos, mas precisamos ter essa parceria dos produtores”, destaca Eduardo Mantovani.
O diretor presidente da Energisa Minas Rio explica que a informação pode ser atualizada pelos canais digitais de atendimento, como o Aplicativo Energisa On, Gisa (WhatsApp) ou o Call center - 0800 032 0196.
O desenvolvimento econômico e social da região é reconhecido pela Energisa Minas Rio. O papel da empresa é justamente atuar como parceira desse crescimento regional.
Segundo o diretor presidente da empresa, Eduardo Mantovani, os investimentos nas cidades e na zona rural garantem a confiabilidade no sistema elétrico na região. “Toda a nossa fala aqui visa ter o cliente com o objetivo final de ser bem atingido. Seja através da eficiência energética, da tarifa social, evitar riscos, de ter opção de negociação, dos investimentos que são feitos para beneficiar o atendimento da região. Todos eles têm um objetivo final: a Energisa Minas Rio atender melhor o cliente aqui da região”, reforça.
Canais de atendimento:
· Aplicativo Energisa On 
· Gisa (WhatsApp) – gisa.energisa.com.br
· Call center - 0800 032 0196
Carlos Henrique Cruz - Portal Caparaó