MANHUAÇU (MG) - A Secretaria Municipal de Saúde informou nesta sexta-feira, 02/06, a confirmação de uma morte por febre maculosa em 26 de abril de 2023. Como de praxe, após o conhecimento do fato, a Vigilância em Saúde do município procedeu com a investigação, sendo confirmada a infecção.
O paciente era um homem, tinha 54 anos e possuía comorbidades, como diabetes, hipertensão e cardiopatia. Era morador do bairro Nossa Senhora Aparecida, mas relatou ter tido contato com áreas com presença de carrapatos, como o bairro Ponte da Aldeia e Bom Pastor, ambas próximas ao rio.
Em nota, a Prefeitura de Manhuaçu se solidarizou com a família pedindo a Deus para que conforte os seus corações.
“A Prefeitura de Manhuaçu ainda informa, que a melhor forma de prevenção é evitar ir em locais que possam ter infestação de carrapatos, e que caso não seja possível, fazer uso de repelente, associado ao uso de roupas compridas e claras, além de equipamentos de proteção, como o uso de botas. Outra forma de prevenção é a capina e limpeza de pastos e lotes.
A febre maculosa tem cura. Ao sentir os primeiros sintomas, como febre alta, dores de cabeça, dor no corpo intensa e cansaço, procure atendimento médico o mais rápido possível”, completa a nota oficial.