CAPARAÓ (MG) - O Bispo Diocesano Dom Emanuel Messias presidiu a celebração de criação da nova paróquia de Santo Antônio de Pádua de Caparaó (MG) e da posse canônica do novo pároco Padre Higor Luiz, na tarde deste domingo, 18/06.
Criada por decreto diocesano, a nova paróquia Santo Antônio de Pádua de Caparaó compreende os municípios de Caparaó e de Alto Caparaó e parte dos municípios de Alto Jequitibá e de Espera Feliz. É formada por 22 comunidades.
O novo pároco é o Padre Higor Luiz Arantes Nepomuceno. Ele nasceu aos 18 de abril de 1995, em Ipatinga, filho de João Batista Nepomuceno (in memoriam) e Diana Lúcia das Dores Nepomuceno. É o terceiro filho entre os quatro irmãos: Daiana, Ítalo e Thalles. Em sua infância e adolescência morou no córrego do Belém em São Domingos das Dores, colaborando e participando desde muito cedo nas atividades eclesiais das paróquias São Sebastião de Inhapim e Nossa Senhora das Dores e São Domingo das Dores.
Em 2011, residiu e estudou em Santa Rita de Minas na Paróquia Santa Rita de Cássia onde acompanhado pelo padre Adair José de Freitas fez a comunidade vocacional. De 2013 a 2015 cursou filosofia no seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário em Caratinga. De 2016 a 2019 fez teologia do seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário em Caratinga, tendo feito a estágio pastoral nas paróquias de Nossa Senhora do Rosário de Entre Folhas, de São Sebastião em Sacramento de Manhuaçu, de Santo Antônio em Ipanema e de São João Batista em São João do Manhuaçu.
Foi ordenado diácono aos 03 de Maio de 2020 na Paróquia São Judas Tadeu em Caratinga, e foi ordenado Presbítero no dia 8 de novembro de 2020 na Paróquia de Nossa Senhora das Dores, em São Domingos das Dores. Foi Vigário Paroquial na Paróquia São João Batista na catedral diocesana em Caratinga, onde também colaborou como notário nos processos de nulidade matrimonial e como professor no seminário propedêutico em Ubaporanga.
MOTIVAÇÃO
O bispo Dom Emanuel Messias destacou a liturgia deste domingo ao lembrar o texto de São Mateus em que Jesus “vendo as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: ‘A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos’”.
Em sua homilia, Dom Emanuel reforçou que “a messe é muito grande. É por isso que nós criamos essa paróquia de Santo Antônio de Pádua de Caparaó. Os padres das paróquias de Espera Feliz e Alto Jequitibá cuidaram com muito zelo e conseguiam ajudar, mas eram muitas comunidades. Então, Deus nos inspirou para criar essa nova Paróquia e trazer para vocês alguém que vai ficar muito próximo de vocês. Com uma paróquia menor, o padre pode dar uma presença, sentir a vida do povo e ajudar o povo continuamente, diariamente. É uma graça para a nova paróquia ter esse novo pároco, próximo de cada um de vocês”.
Além disso, o grande público presente na matriz de Santo Antônio de Pádua de Caparaó acompanhou os agradecimentos às Paróquias de São Sebastião de Espera Feliz e de Imaculada Conceição de Alto Jequitibá, bem como aos padres dessas paróquias Padre Luiz Carlos, Padre Edilson, Padre Euclides, Padre Mateus, Padre João Lúcio, e na pessoa do Superior da Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora, Padre Mundinho, o trabalho zeloso em toda a diocese de Caratinga.
O Padre Higor apresentou sua família ao final da celebração e agradeceu a acolhida das 22 comunidades da nova paróquia de Caparaó.
A nova paróquia é formada pelas seguintes comunidades:
Caparaó
Bom Jesus Capim Roxo
Nossa Senhora Aparecida Galileia
Santa Rita de Cássia
São Francisco de Assis Montes Claros
São João Batista Nazaré
São Sebastião Boa Vista
São Vicente Grumarim
Alto Caparaó
Imaculada Conceição
São Francisco de Assis
São Paulo Apóstolo
São Pedro Bragança
Alto Jequitibá
Nossa Senhora Aparecida Tavares
Espera Feliz
Nossa Senhora Aparecida Angola
Nossa Senhora Aparecida Córrego Grande
Nossa Senhora de Eucaristia Boa Esperança
Nossa Senhora de Lourdes Santa Clara
São Gonçalo
São João Batista
São João da Farinha
São José Taboão
São Vicente Córrego da Preguiça
Reportagem Carlos Henrique Cruz - Portal Caparaó - Fotos José Carlos Lovantino