MANHUAÇU (MG) - A ONG Pro Rio Manhuaçu lançou nesta segunda-feira, 19, a campanha “Plantei uma Árvore na RPPN Irmã Sheila, que faz divisa com os bairros São Jorge, Cidade Nova, Vale Verde e São Francisco de Assis. O objetivo da campanha é arrecadar recurso financeiro, para a continuidade de um projeto de parceria, que visa garantir a proteção de toda a área da RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Irmã Sheila. A área é uma região de tensão ecológica, que precisa ser bem preservada e multiplicar os diferentes tipos de vegetação.
Ao longo dos anos, a Elominas Corretora de Seguros desenvolve o projeto de reflorestamento da área. Já plantou ao longo desse tempo milhares de mudas, além de fazer ações de proteção do local e outras melhorias, juntamente com a ONG.
Para que haja a continuidade das ações e, a diversificação das espécies diferentes em toda a área, a campanha foi criada no sentido de conseguir recursos e, ao mesmo tempo incentivar, para que as pessoas possam admirar a reserva no perímetro urbano, que ganha dimensão de uma unidade de conservação, a resguardar os atributos da reserva particular do patrimônio natural.
O idealizador da campanha, Ronan Carneiro explica que será realizado um trabalho junto aos empresários locais, a fim de apresentar a ideia e promover a venda do adesivo, que se refere ao ano de 2023, como referência para o próximo ano o comprometimento de se plantar mais uma muda de árvore. O adesivo custará R$ 20,00 e, quem aderir a campanha estará divulgando a existência de um local, que está sendo preservado com sua participação. “Faremos visitas aos empresários, para mostrarmos a razão da campanha “Plantei uma Árvore na RPPN Irmã Sheila. Temos muitos gastos para a manutenção de toda a área e, por isso estamos mergulhando nessa ação tão importante. Contamos com todas as pessoas, que gostam do meio ambiente”, destaca Ronan Carneiro.
O secretário executivo da ONG Pro Rio Manhuaçu, Keller Filgueiras espera que todos abracem essa causa tão nobre e necessária, para que o trabalho de preservação tenha continuidade. A área cada vez mais reflorestada, com a participação e mobilização da sociedade para a campanha avançar será fundamental e, assim ter condição financeira para o projeto deslanchar. “Gostaria de pedir imensamente a compreensão de todos, a abraçar a campanha “Plantei uma Árvore na RPPN Irmã Sheila. O adesivo custa apenas R$ 20,00. Você estará contribuindo para a preservação daquele lugar, que ainda será um lindo “santuário ecológico”, pontua Keller Filgueiras.
Eduardo Satil / Cidade Total