REDAÇÃO - Um grupo de 28 jovens da América Latina e Caribe, e representantes da Ásia e da África se reuniram na cidade de Santa Marta, na Colômbia, de 16 a 18 de maio no V Encontro Latino-americano de Jovens “O poder da juventude no Comércio Justo”, organizado pela Coordenadora Latino-americana e do Caribe de Pequenos(as) Produtores(as) e Trabalhadores(as) de Comércio Justo (CLAC).
Representando o Brasil e as Organizações de Pequenos Produtores Fairtrade, o encontro contou com a presença do produtor de Cafés Especiais Fairtrade, Fabiano Henrique Diniz, integrante da Cooperativa Regional Indústria e Comércio de Produtos Agrícolas do Povo Que Luta (COORPOL), de Manhuaçu.
O objetivo do encontro foi criar um espaço de aprendizado coletivo, por meio da troca de experiências, para fortalecer as lideranças juvenis e incentivar a participação da juventude em organizações de comércio justo na perspectiva dos direitos humanos e da equidade de gênero.
“É importante entender o que precisamos para que a juventude de hoje se motive e continue com esse trabalho importante que é a agricultura familiar, mas também continue com uma agricultura familiar que seja sustentável ao longo do tempo e que permita ao produtor e sua família viver com dignidade”, afirmou a presidenta do conselho de diretores da CLAC, Marike de Peña, na inauguração do evento.
A atividade foi realizada no âmbito do projeto “Libertando o poder dos produtores(as) e trabalhadores(as) para promover o comércio inclusivo e o desenvolvimento através do comércio justo”, financiado pela União Europeia.
Redação do Portal Caparaó