ALTO CAPARAÓ (MG) - O Deputado Estadual João Magalhães vai apresentar projeto de lei na Assembleia Legislativa de Minas Gerais para criar e oficializar a Região do Caparaó Mineiro.
Na tarde desta quinta-feira, 22/06, o Vereador José Carlos Lovantino, de Alto Caparaó, esteve reunido com o Deputado Estadual João Magalhães e falou da importância do estado de Minas Gerais criar a Região do Caparaó Mineiro.
Lovantino disse que os 23 Municípios da região, que estão no Circuito Turístico Pico da Bandeira, atualmente fazem parte da Zona da Mata, que é formada por 142 municípios.
“A região da Zona da Mata é muito grande, polarizada por Juiz de Fora, mas a maior parte dos municípios não tem nenhuma identidade com os municípios do Circuito Turístico Pico da Bandeira. A extensão territorial é muito grande. Com a criação da Região do Caparaó Mineiro vários benefícios poderão ser evidenciados, o primeiro é uma identidade, que não temos hoje”, destacou.
Regionalização
Com a criação da Região do Caparaó Mineiro os 23 municípios apresentam realidades similares e poderão ser desenvolvidas políticas públicas mais adequadas às demandas regionais.
Lovantino também cita que a identificação como Caparaó Mineiro busca manter a identidade com a serra do Caparaó, do qual os municípios são todos próximos.
“Hoje temos como exemplo bem sucedido a Região do Caparaó Capixaba, que fica no Sul do Espírito Santo. Quando fala Região do Caparaó Capixaba todos sabem onde fica e que é a Região do Parque Nacional do Caparaó pelo lado do Espírito Santo”, pontuou Lovantino.
O deputado João Magalhães ouviu atentamente a demanda do vereador Lovantino e destacou o seu trabalho e reconhecimento das demandas dos municípios da região do Caparaó. “O vereador Lovantino apresentou essa demanda da região, discutida no Seminário de Turismo e no Circuito Pico da Bandeira. Vamos reunir dados técnicos para embasar essa proposta de projeto de lei com o reconhecimento da região do Caparaó Mineiro”, destacou João Magalhães.
Com informações do Lovantino News