Portal Caparaó - Assistente Social homenageada pela Câmara de Manhuaçu
Geral

Assistente Social homenageada pela Câmara de Manhuaçu

15/07/2023 - Atualizado em 15/07/2023 07h51

MANHUAÇU (MG) -  A Assistente Social Adelaide Cristina Cruz Souza foi homenageada na sessão da Câmara de Manhuaçu, com a aprovação da Moção de Aplausos e Reconhecimento de n.º 152/2023, pelos relevantes serviços prestados como Assistente Social do Asilo São Vicente de Paulo de Manhuaçu, apresentada pelos vereadores Gilmar de Paula Cabral, Roberto Natalino Júnior e Allan José Quintão.

A indicação da homenageada é o reconhecimento do Legislativo Municipal pelos relevantes trabalhos na área social, e tem como o objetivo de valorizar e reconhecer o trabalho profissional do serviço social junto ao Asilo São Vicente de Paulo, trabalho realizado com dedicação, excelência e profissionalismo, oferecendo um serviço com qualidade no atendimento à população do nosso município e região.

O trabalho do profissional de serviço social na Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) vem recebendo novas demandas tendo em vista o elevado número de pessoas idosas na sociedade. Atualmente a sociedade está vivenciando grandes mudanças como o avanço das tecnologias a globalização, a longevidade, entre outros que exige novas habilidades do profissional em responder a estas demandas.

A intervenção silenciosa da profissional que sempre procura responder as necessidades sociais a fim de garantir o atendimento, pautado no projeto ético-político em relação à pessoa idosa e assim proporcionando a promoção ao acesso à proteção e aos direitos sociais necessários aos idosos, fortalecendo os vínculos com a família e a comunidade e o protagonismo social dos idosos garantindo assim a promoção ao acesso à proteção e aos direitos sociais.

O papel deste profissional dentro da ILPI é garantir que a pessoa idosa seja reconhecida como indivíduo, dentro dos seus direitos, a fim de exercer a sua plena cidadania em conjunto tanto com seus familiares, funcionários e com a sociedade em geral. Esse trabalho é realizado através do fortalecimento de vínculos familiares, quando existem, diante da mudança da pessoa idosa para uma instituição, qual espaço ela passa a ocupar naquela família, qual papel social ela passa a desempenhar, como o vínculo pode se fortalecer sem que haja prejuízo diante da falta de convivência diária, ou diante da falta de autonomia da pessoa idosa.

Além disso, principalmente no caso das pessoas idosas que não possuem familiares, o papel do assistente social é de garantir que os seus direitos sejam preservados, em busca de uma análise de todas as pendências jurídicas, de saúde, assistência social que o idoso possa necessitar, se há necessidade de articular com a rede de serviços sobre alguma demanda, ou no caso de ser necessário fazer encaminhamento para um serviço que possa atender a demanda da pessoa idosa.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.