REDAÇÃO - Dois trabalhos da Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu foram apresentados no XXXVII Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), realizado em Goiânia (GO), entre os dias 15 e 19 de julho.
Para Ana Lígia de Assis Garcia, secretária de saúde, isso demonstra a seriedade e compromisso que a administração “Trabalhar para bem servir” tem tratado a saúde em Manhuaçu. “São trabalhos que foram criados e estão sendo desenvolvidos graças aos nossos incentivos, do nosso compromisso de sempre buscar melhorar os nossos indicadores e buscar novas formas de atendimento. Ficamos felizes e satisfeitos em compartilhar com outros municípios as nossas experiências”.
Mostra Brasil Aqui tem SUS
O município inscreveu quatro projetos para a etapa regional, sendo escolhido o do Serviço de Dor Crônica, que atende pessoas com fibromialgia em Manhuaçu, para a etapa estadual e posteriormente este sendo selecionado, dentre 535 experiências, para a etapa nacional como proposta inovadora dentro do Sistema Único de Saúde.
A psicóloga e coordenadora do programa Thais Pires durante a sua apresentação no pontuou que “o município de Manhuaçu viu a oportunidade de criar uma política pública de saúde para os pacientes com dor crônica, que visa contribuir com melhorias significativas nas condições físicas, psicológicas e sociais, melhorando assim o quadro álgico de dor dos pacientes”.
Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS
Já o outro trabalho está relacionado a imunização, onde a profissional da Vigilância em Saúde Lorena Gonçalves de Assis, apresentou um projeto piloto que tem como objetivo, padronizar o trabalho das equipes de saúde na imunização e potencializar as ações estratégicas para alcance das coberturas vacinais do município em crianças menores de 5 anos.
“Esse projeto inicialmente está instituído em duas unidades básicas de saúde, a do Santo Antônio e a de São Pedro do Avaí. Envolvendo os setores de vigilância em saúde, imunização e atenção básica no planejamento de ações, para o alcance das metas pactuadas, onde nós capacitamos as equipes para análise dos cartões de vacina e consequentemente melhorar a cobertura vacinal de crianças menores de 5 anos. Temos tido resultados positivos, e tem demonstrado que qualquer município pode aplicar esse projeto sem ônus algum”, explicou Lorena.
SECOM Prefeitura de Manhuaçu