MANHUAÇU (MG) - O Hospital César Leite (HCL) realizou neste domingo, 30/07, captações de órgãos que beneficiaram pacientes receptores que estão na fila de espera por transplantes em Minas Gerais.
Para a realização da captação e transporte dos órgãos para os receptores, foi mobilizada uma força-tarefa. Uma equipe do MG Transplantes se deslocou numa aeronave do Comando da Aviação do Estado de Minas (Comave) até o aeroporto de Santo Amaro de Minas. Houve o deslocamento de ambulância e veículos do Hospital César Leite para os procedimentos.
Os médicos e enfermeiros tiveram o auxílio ainda da Polícia Rodoviária Federal durante todo deslocamento de ida e retorno pela BR-262 entre o hospital e o aeroporto. Nesta ação, foram captados rins, fígado e córneas de um doador do sexo masculino.
A doação de órgãos é um gesto de solidariedade e amor ao próximo. Os profissionais do Hospital César Leite orientam as famílias durante o atendimento e juntamente com a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgão e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) destacam a importância desses atos de doação.
O processo de captação de órgão se inicia na identificação e manutenção do potencial doador após o diagnóstico de morte encefálica e entrevista familiar. Entretanto, o acolhimento da família é fundamental para uma afirmação positiva de doação.
É importante disseminar a cultura sobre doação de órgãos. O Hospital César Leite manifesta sua solidariedade à família e agradece aos profissionais envolvidos nesse processo de continuidade de vida.
Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao / Fotos ASCOM HCL e Daniel Roberto Rocha Goncalves - Aeroporto regional de Santo Amaro de Minas