LAJINHA (MG) - Mais de 40 expositores estão confirmados para a 12ª Feira de Negócios realizada pela Coocafé que tem como tema: ‘Agro sustentável, legado da cooperação.’ O evento é destaque na programação anual da cooperativa que atua nas Matas de Minas, sul do Espírito Santo e em parte do norte do Rio de Janeiro com mais de 10.000 associados: cafeicultores e pecuaristas. Entre os dias 3 e 5 de agosto, a feira acontece na área do Armazém Areado, em Lajinha.
Este ano, o público poderá participar de uma degustação de cafés especiais no 1º Top Café Coocafé. A cooperativa pediu aos produtores que enviassem amostras das produções e a intenção é apurar a opinião pública sobre os cafés especiais produzidos na cafeicultura de montanha da região.
Haverá, também, workshop sobre gestão direcionado às mulheres. E elas, junto com jovens, poderão aprender técnicas de preparo de cafés filtrados com baristas profissionais, e participar de uma competição ao fim dos treinamentos. Essas atividades são novidades na programação da feira e fazem parte do projeto ‘Geração Cooperativa’.
Falando em sustentabilidade, os visitantes terão a oportunidade de saber mais sobre a produção de Biochar, viabilizada por uma parceria entre a Startup Francesa NetZero e a Coocafé. O biocarvão que melhora as condições do solo e contribui com o sequestro de carbono, é produzido em um projeto pioneiro na América Latina. A fábrica fica em Lajinha, e uma outra vai ser instalada no município de Brejetuba, no Espírito Santo.
Na noite de 5 de agosto, fechando a programação, acontece a Coocafest 2023 que traz a dupla Matheus e Kauan como atração principal. A festa vai ter também mais quatro atrações: Banda Lex Luthor, Eder de Oliveira, Os Caipira Top e Justino Leandro.
Produtores associados e colaboradores da Coocafé ganham 2 entradas para a festa: a deles e de acompanhantes. E só eles podem comprar ingressos para pessoas que não fazem parte da cooperativa. A venda está no segundo lote e o valor é de R$ 90,00.