MANHUAÇU (MG) - Num clima de muita tranquilidade e bastante movimento nos bairros, os moradores puderam participar da Eleição Unificada, promovida pelo Conselho de Associações de Moradores de Manhuaçu (Coamma), para a escolha de diretoria de várias associações.
A eleição aconteceu neste domingo,30, nos barros Lajinha, São Francisco de Assis, APRI (Associação de Promoção ao Idoso), Santo Amaro de Minas, Boa Vista (Santo Amaro de Minas), São Vicente, Santa Terezinha, Santana e Coqueiro Rural. Nessas associações, as diretorias que estavam no primeiro mandato se reelegeram com chapa única.
Em todas as comunidades, a participação foi significativa e a votação foi expressiva. Também foi percebido, o entusiasmo dos moradores ao comparecerem nos locais de votação, para darem apoio ao candidato.
O novo modelo de Eleição Unificada tem agradado aos líderes comunitários e, as pessoas que participam ativamente da vida de cada comunidade.
A presidente do COAMMA, Marines Bragança avalia como positiva a participação dos moradores, que têm compreendido que cidadania se faz com participação, sobretudo em movimentos para o crescimento de uma associação, que tem legitimidade para cobrar dos órgãos públicos, as melhorias em cada bairro e demais localidades. “As pessoas têm entendido o propósito em agregar valores. Isso prova que, os moradores estão assumindo responsabilidade, para fortalecer o trabalho das entidades”, destaca Marines Bragança
Resultado inédito no bairro Santana
A votação no bairro Santana foi surpreendente e, ao mesmo tempo chamou a atenção a coincidência durante a conferência de votos. Os dois candidatos, Cristiano Marcos e Márcio Lúcio tiveram 164 votos.
Devido ao empate, a equipe que acompanhou a eleição no bairro decidiu levar o resultado, os candidatos das chapas para uma reunião com a diretoria executiva do Coamma. Foi percebido, ainda, que a lista de presença consta 417 assinaturas e 329 cédulas votantes.
Em função do impasse, a diretoria decidiu com a concordância dos candidatos por uma nova eleição, que será no próximo domingo, 6.
Eduardo Satil / Cidade Total