MANHUAÇU (MG) - Mais uma vez a Prefeitura de Manhuaçu reafirma o seu compromisso com o Hospital César Leite e com o atendimento hospitalar da nossa população, ao repassar mais de R$ 2,5 milhões, anunciados em evento na tarde desta terça-feira (08), no auditório do HCL. Somente nos últimos doze meses já foram mais de R$ 12,3 milhões em repasses.
Estiveram presentes a Prefeita Imaculada, a secretária de saúde Ana Lígia de Assis Garcia, o presidente da Câmara de Manhuaçu Gilson César, o provedor do hospital em exercício Sebastião Onofre Carvalho, o presidente do conselho do HCL Ednilson Lacerda, a superintendente do HCL Lucinéia Lopes de Araújo, secretariado municipal, vereadores e funcionários do HCL.
O valor é advindo de emendas impositivas da Câmara de Manhuaçu e repasses do governo estadual e federal. “Parte destes recursos são destinados para o término da reforma do prédio que vai abrigar a urgência e emergência do HCL, outros recursos são para fins específicos, como custeio de internações e procedimentos hospitalares. Aproveitamos o momento para alinharmos sobre a realização de mais cirurgias eletivas e a inauguração do novo tomógrafo, adquirido com recursos do estado para atender pacientes do SUS”, detalhou Ana Lígia, secretária de saúde.
A Prefeita Imaculada ressaltou que é necessário que o HCL e a Prefeitura de Manhuaçu possam manter um diálogo aberto, em busca da melhoria dos atendimentos do hospital e da sua estrutura. “Nós sabemos que o hospital não está dando conta de atender a uma demanda tão grande, pois os prefeitos da região não estão fazendo o seu dever de casa, que é cuidar da atenção básica à saúde. Nós ajudamos o hospital, mas não estamos tendo um retorno satisfatório, estamos tendo que mandar pacientes para fora da cidade. Precisamos resolver estas questões e buscar uma solução para que a nossa população não sofra com irresponsabilidade de outros”.
O presidente do conselho do HCL Ednilson Lacerda, destaca a importância do gesto da Prefeitura de Manhuaçu e da Câmara Municipal em colaborar com o hospital para que a instituição continue com os atendimentos. “O hospital hoje está passando por dificuldades, temos todos os leitos ocupados e o que a Prefeita Imaculada disse hoje, é que o executivo municipal está propenso a nos ajudar. A intenção é essa, temos que unir forças para que a população tenha um atendimento melhor. O hospital não está satisfeito com o atendimento que faz, precisamos de apoio. Dos 23 municípios que estão diretamente ligados ao uso do Hospital, cinco nos ajudam, incluindo Manhuaçu que contribui todo mês com a urgência e emergência”.
SECOM Prefeitura de Manhuaçu